Esta simulação é muito completa. Podem ser trabalhados parâmetros como a reflexão, a refração, a absorção da luz, o ângulo incidente, o ângulo refratado e refletido, o índice de refração, a cor, a intensidade e a velocidade. Todos esses parâmetros podem ser medidos/alterados. Para versão portuguesa, veja na secção Translations. Licença CC-BY.
Proposta de operacionalização:Os alunos terão acesso a simulação e exploram-na livremente. Devem fazer uma recolha de todos os conceitos que desconhecem. Posteriormente, cada aluno deve apresentar as suas dúvidas.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Luz
Subdomínios:Fenómenos óticos
Conceitos:
Ângulo de reflexão, Ângulo incidente, Espelho convexo , Espelhos, Normal, Raio incidente, Raio refletido, Reflexão total, Refração da luz, lei de snell, raio incidente, reflexão, simulação, Refração
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Divida a turma em grupos. Entregue aos grupos um pequeno questionário que explore os conceitos de reflexão, refração, ângulo de incidência, ângulo de reflexão e refração, materiais transparentes e translúcidos, entre outros. Nesta Sugestão de operacionalização, os alunos tem de ter acesso a um computador por grupo.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Luz
Subdomínios:Fenómenos óticos
Conceitos:
Espelhos curvos, Espelhos, Ângulo incidente, Ângulo de reflexão, Espelhos planos, Refração da luz, Reflexão difusa, Reflexão da luz, Raio refletido, Raio incidente, Leis da reflexão , Ponto de incidência, Normal, Luz incidente, Lentes divergentes, Lentes convergentes, Refração, reflexão, lei de snell, trabalho de grupo, simulação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize a simulação para que os alunos possam fazer previsões sobre quais as consequências da alteração dos parâmetros nos conceitos de reflexão, refração, ângulo de incidência, ângulo de reflexão e refração, materiais transparentes e translúcidos, entre outros.
Anos de escolaridade:8.º, 11.º
Disciplinas:Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo , Luz
Subdomínios:Fenómenos óticos , Ondas de luz e sua propagação
Conceitos:
Representação da luz, absorção da luz, Ângulo de reflexão, Ângulo incidente, Aplicação das lentes, Dispersão da luz, Dispersão da luz branca, Leis da reflexão , Luz, Luz incidente, Materiais translúcidos, Materiais transparentes, Normal, Ondas de luz, Ponto de incidência, Raio incidente, Raio refletido, Reflexão total, Refração da luz, Convexas, Côncavas, Lentes, reflexão, Convergentes, Divergentes, Refração
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize a simulação para que os alunos identifiquem as aplicações dos conceitos apresentados no quotidiano.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Luz
Subdomínios:Fenómenos óticos
Conceitos:
Ângulo incidente, Ângulo de reflexão, Espelhos, Leis da reflexão , Normal, Ponto de incidência, Raio incidente, Raio refletido, Reflexão da luz, Reflexão total, Refração da luz, código qr, aplicações , simulação, espelho, Lentes
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!