Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > As razões da fuga

As razões da fuga

Notícia do canal SIC Notícias sobre a crise migratória na Europa, que é como se denomina a crítica situação humanitária vivida pelas centenas de milhares de refugiados que tentam chegar à Europa Ocidental, oriundos maioritariamente da África, do Médio Oriente e da Ásia (em menor proporção).
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por:
Criado a: 2017-05-07 23:42:00
Autor: SIC Notícias
Organização: YouTube/SIC Notícias

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor:
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: Após o visionamento, organizar um debate subordinado ao tema “As migrações”, distribuindo os papéis de moderador, secretário e grupos de discussão entre os alunos da turma. Devem ser explorados os aspetos relacionados com as razões que levam os milhares de migrantes a fugir dos seus países de origem e a procurar refúgio no continente europeu. Registar as conclusões e propor soluções.
Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor:
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: Após o visionamento, organizar um debate subordinado ao tema “As migrações”, distribuindo os papéis de moderador, secretário e grupos de discussão entre os alunos da turma. Devem ser explorados os aspetos relacionados com as razões que levam os milhares de migrantes a fugir dos seus países de origem e a procurar refúgio no continente europeu. Registar as conclusões e propor soluções.
Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Interculturalidade, Direitos humanos
Subdomínios: Proteção de direitos humanos, Perspetiva histórica, filosófica e jurídica, Diversidade religiosa, Diversidade Cultural, Direitos humanos reconhecidos, Direitos humanos e cidadania global
Conceitos: fome, deslocados, mar mediterrêneo, intolerância religiosa, guerras, europa, refugiados, União Europeia, Direitos Humanos, crise migratória
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor:
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: Antes do visionamento do vídeo, questionar os alunos sobre as causas e as consequências das migrações, os diferentes tipos de migração (permanente, temporária e sazonal externa e interna intracontinental e intercontinental clandestina e legal exodo rural e exodo urbano). Deve ser efetuada a caracterização dos grandes ciclos migratórios internacionais, através da interpretação de mapas, bem como a localização das principais regiões/países de origem da população migrante e principais regiões/países de destino. De seguida, proceder ao visionamento e retirar as conclusões que daí surgirem. Por último, pode ser dada atenção a questão da violação dos “Direitos Humanos”, explorada no vídeo, através de cartazes ou artigos no jornal da escola.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Geografia
Domínios/Temas: População e povoamento
Subdomínios: Mobilidade
Conceitos: Emigração, Fluxo migratório, Imigração, migração, Refugiado, Saldo migratório
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.