Autor:
Organização:
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização:
Após o visionamento, organizar um debate subordinado ao tema “As migrações”, distribuindo os papéis de moderador, secretário e grupos de discussão entre os alunos da turma. Devem ser explorados os aspetos relacionados com as razões que levam os milhares de migrantes a fugir dos seus países de origem e a procurar refúgio no continente europeu. Registar as conclusões e propor soluções.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Organização:
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização:
Após o visionamento, organizar um debate subordinado ao tema “As migrações”, distribuindo os papéis de moderador, secretário e grupos de discussão entre os alunos da turma. Devem ser explorados os aspetos relacionados com as razões que levam os milhares de migrantes a fugir dos seus países de origem e a procurar refúgio no continente europeu. Registar as conclusões e propor soluções.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Interculturalidade, Direitos humanos
Subdomínios:
Proteção de direitos humanos, Perspetiva histórica, filosófica e jurídica, Diversidade religiosa, Diversidade Cultural, Direitos humanos reconhecidos, Direitos humanos e cidadania global
Conceitos:
fome, deslocados, mar mediterrêneo, intolerância religiosa, guerras, europa, refugiados, União Europeia, Direitos Humanos, crise migratória
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Organização:
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do vídeo, questionar os alunos sobre as causas e as consequências das migrações, os diferentes tipos de migração (permanente, temporária e sazonal externa e interna intracontinental e intercontinental clandestina e legal exodo rural e exodo urbano). Deve ser efetuada a caracterização dos grandes ciclos migratórios internacionais, através da interpretação de mapas, bem como a localização das principais regiões/países de origem da população migrante e principais regiões/países de destino. De seguida, proceder ao visionamento e retirar as conclusões que daí surgirem. Por último, pode ser dada atenção a questão da violação dos “Direitos Humanos”, explorada no vídeo, através de cartazes ou artigos no jornal da escola.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
População e povoamento
Subdomínios:
Mobilidade
Conceitos:
Emigração, Fluxo migratório, Imigração, migração, Refugiado, Saldo migratório
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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