Autor:
Organização:
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do vídeo, questionar os alunos sobre o que pensam sobre a tolerância racial e registar no quadro as ideias apresentadas. De seguida, proceder ao visionamento e retirar as conclusões que daí surgirem. Proceder a chamada de atenção sobre a discriminação racial e a mensagem transmitida no vídeo, através de cartazes ou vídeos.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Organização:
Proposta de operacionalização:
Antes da exibição do vídeo, questionar os alunos sobre o que pensam sobre a tolerância racial e registar no quadro as ideias apresentadas. De seguida, proceder à exibiçao e retirar as conclusões que daí surgirem. Dinamizar, por fim, uma campanha de sensibilização sobre a discriminação racial através de cartazes ou vídeos.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Interculturalidade, Direitos humanos
Subdomínios:
Diversidade Cultural, Proteção de direitos humanos
Conceitos:
diversidade, racismo, igualdade, discriminação, tolerância
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após o visionamento do vídeo, organizar um debate subordinado ao tema “racismo vs. tolerância”, distribuindo os papéis de moderador, secretário e intervenientes (organizados em grupos) entre os alunos da turma. Registar as conclusões e propor soluções.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Direitos humanos, Interculturalidade
Subdomínios:
Proteção de direitos humanos, Diversidade Cultural
Conceitos:
tolerância, discriminação, igualdade, racismo, diversidade
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Analisar o vídeo tendo em conta a mensagem transmitida na conversa entre as duas crianças sobre a sua cor de pele. Refletir sobre as causas/consequências do racismo e a importância da tolerância racial. Registar as conclusões em grande grupo. Posteriormente, com base nas conclusões, elaborar um texto argumentativo sobre o tema.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita
Subdomínios:
Texto de opinião
Conceitos:
Textualização, Planificação, tolerância, racismo, discriminação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!