Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > ColorADD®

ColorADD®

"O código ColorADD® é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e na aprendizagem. Estima-se que 350 milhões de indivíduos (cerca 10% da população masculina mundial e 0,5% da população feminina) sejam daltónicos." A informação acima transcita, bem como outras relativas ao código, encontram-se disponíveis num documento acessível a partir do botão "abrir".
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Flávio Ferreira
Criado a: 2017-08-01 21:53:00
Autor: Miguel Neiva
Organização: ColorADD

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Flávio Ferreira
Organização: Açores
Proposta de operacionalização: A partir do visionamento do vídeo, desafie os alunos a criar um folheto informativo sobre o sistema ColorADD®.
Anos de escolaridade: 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: TIC, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Luz , Movimentos na Terra
Subdomínios: Fenómenos óticos , Ondas de luz e sua propagação 
Conceitos: Trajetória da luz, Raio refletido, Olho humano, Materiais transparentes, Materiais translúcidos, Materiais opacos, Luz monocromática, Luz, Fontes de luz, Dispersão da luz branca, Dispersão da luz, Corpos luminosos , Corpos iluminados, Sistema, Cores, Daltonismo, Identificação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Com base no visionamento do vídeo, proponha aos alunos o desenvolvimento de uma atividade prática / laboratorial, em que seja demonstrada adição de luz. Peça aos alunos para utilizarem o sistema ColorADD® na elaboração do protocolo da atividade.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após o visionamento do vídeo, debata com o alunos os conceitos de cores primárias e cores secundárias, conforme sistema de síntese de cor: aditiva (luz) ou subtrativa (pigmento). Esclareça as dúvidas e as conceções alternativas que os alunos possam ter.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.