Inicio > Recursos > ColorADD®
ColorADD®
"O código ColorADD® é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e na aprendizagem. Estima-se que 350 milhões de indivíduos (cerca 10% da população masculina mundial e 0,5% da população feminina) sejam daltónicos." A informação acima transcita, bem como outras relativas ao código, encontram-se disponíveis num documento acessível a partir do botão "abrir".
Formato:
Vídeo/Animação
Submetido por:
Flávio Ferreira
Criado a:
2017-08-01 21:53:00
Autor:
Miguel Neiva
Organização:
ColorADD
Ficha Técnica
Idioma:
Português (PT)
Modos de utilização:
Online
Requisitos técnicos:
Colunas de áudio
Proposta de operacionalização
Autor:
Flávio Ferreira
Organização:
Açores
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento do vídeo, desafie os alunos a criar um folheto informativo sobre o sistema ColorADD®.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
TIC, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Luz , Movimentos na Terra
Subdomínios:
Fenómenos óticos , Ondas de luz e sua propagação
Conceitos:
Trajetória da luz, Raio refletido, Olho humano, Materiais transparentes, Materiais translúcidos, Materiais opacos, Luz monocromática, Luz, Fontes de luz, Dispersão da luz branca, Dispersão da luz, Corpos luminosos , Corpos iluminados, Sistema, Cores, Daltonismo, Identificação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Com base no visionamento do vídeo, proponha aos alunos o desenvolvimento de uma atividade prática / laboratorial, em que seja demonstrada adição de luz. Peça aos alunos para utilizarem o sistema ColorADD® na elaboração do protocolo da atividade.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após o visionamento do vídeo, debata com o alunos os conceitos de cores primárias e cores secundárias, conforme sistema de síntese de cor: aditiva (luz) ou subtrativa (pigmento). Esclareça as dúvidas e as conceções alternativas que os alunos possam ter.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!