Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Como derrotar um dragão com Matemática

Como derrotar um dragão com Matemática

Este vídeo evidencia a prioridade das operações no cálculo de uma expressão numérica através de uma história animada.
Atenção: o vídeo não salienta o facto de que a multiplicação e a divisão devem ser efetuadas pela ordem em que aparecem, bem como a adição e a subtração.
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2016-07-19 16:38:00
Autor: Bridgette Spalding, Eric Hoffman, Garth Sundem e Mark Phillips
Organização: TED Ed Lessons Worth Sharing

Ficha Técnica

Idioma: Inglês, legendado em português
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este vídeo de animação aquando da lecionação (ou como revisão) da prioridade das operações. Após a sua visualização, proponha aos alunos a resolução de algumas expressões numéricas que envolvam parenteses, expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração, sem esquecer que a multiplicação e a divisão devem ser feitas feitas a medida que estas operações vão aparecendo da esquerda para a direita, assim como acontece com a adição e a subtração.
Anos de escolaridade: 6.º, 7.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Álgebra
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este vídeo de animação aquando da resolução de expressões numéricas de modo a que os alunos entedam a ordem em que devem realizar as várias operações que vão surgindo. Após a sua visualização, proponha aos alunos a resolução de algumas expressões numéricas que envolvam parênteses, expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração, recordando aos alunos que a multiplicação e a divisão devem ser feitas feitas à medida que estas operações vão aparecendo da esquerda para a direita, assim como acontece com a adição e a subtração.
Anos de escolaridade: 6.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios: Frações
Conceitos: Expressões numéricas, Potências do tipo (a/b)ⁿ, prioridade das operações, pemdas, animação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: O vídeo é o ponto de partida para um exercício de expressão oral. Um grupo de alunos visiona a história e depois é convidado a recontá-la aos restantes colegas, retirando-se para o efeito o som do vídeo. Os alunos farão um exercício de dobragem, praticando os conceitos de prosódia abordados previamente. Destacar elementos como a entoação, as pausas, a ligação das variações de tom às imagens, entre outros elementos da prosódia. Tudo começa no "Reino de Pi"...
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade
Subdomínios: Reconto
Conceitos: Elementos não-verbais
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.