Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Visione o filme com os alunos e proponha-lhes que transformem as falas de teor preconceituoso utilizadas na experiência em frases de elogio. Depois, discuta com os alunos as reações e sentimentos que estas frases construtivas suscitam em quem as profere e em quem as escuta.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Interculturalidade, Direitos humanos
Subdomínios:
Proteção de direitos humanos, Direitos humanos e cidadania global, Diversidade Cultural
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize este vídeo para explorar com os alunos os conceitos como preconceito, racismo, valores morais e direitos humanos.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Direitos humanos, Interculturalidade
Subdomínios:
Direitos humanos reconhecidos, Direitos humanos e cidadania global, Diversidade Cultural, Proteção de direitos humanos
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do vídeo, oriente os alunos para a tomada de notas sobre os aspetos relacionados com os seguintes aspetos: tema; descrição da experiência realizada; reações das crianças e dos adultos presentes; opiniões expressas pelas crianças e argumentos utilizados. A partir dos dados recolhidos, solicite a elaboração de um texto de opinião sobre o tema, passando pelas diferentes fases da escrita (planificação, textualização e revisão).
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize este vídeo para explorar com os alunos os conceitos de preconceito, racismo e valores morais, através do visionamento. De seguida, organize um debate em função do(s) tema(s). Atribua os diferentes papéis desta atividade de expressão oral pelos alunos.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Depois do visionamento, organize um debate em função do tema. Atribua os diferentes papéis desta atividade de expressão oral aos alunos.
Anos de escolaridade:
8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento, Português
Domínios/Temas:
Direitos humanos, Interculturalidade, Oralidade
Subdomínios:
Diversidade Cultural, Proteção de direitos humanos, Direitos humanos e cidadania global, Debate
Conceitos:
Tratamento da informação, Tema, Facto e opinião, Elementos não-verbais, Convenções que regulam a interação discursiva, Assunto, Argumento, racismo, valores, experiência, estereótipo, preconceito, discriminação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!