Recurso multidisciplinar. Canção infantil, retirada do CD "Canções de cá", sobre o ananás dos Açores.Versão instrumental: https://www.youtube.com/watch?v=Mu1LbWibb6E
Formato:Áudio
Submetido por:Equipa REDA
Criado a:2018-06-08 23:33:00
Autor:Marina Vieira e António Brilhante
Organização:Projeto Musical e Pedagógico “Canções de Cá”
Proposta de operacionalização:Expressão PlásticaPartindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de expressão plástica que remeta para o texto (ilustração, escultura, fotografia, entre outros). A letra do tema musical encontra-se anexada a proposta de operacionalização n.o 2.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Expressão MusicalPartindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da ligação disponível na descrição do recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto. A letra da música encontra-se em anexo a esta proposta.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Recurso multidisciplinar. Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento, Educação Musical, Estudo do Meio, Português, Outras
Domínios/Temas:Oralidade, Escrita, Leitura
Subdomínios:Textos variados
Conceitos:
Formas de expressão, receitas, texto instrucional, expressão plástica, expressão musical, ananás, texto expositivo/ informativo, frutos, infantil, música, Canção
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Aborde/ reveja com os alunos as características do texto instrucional. Depois, partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha a realização de um trabalho de investigação sobre receitas que incluam ananás. Finalmente, os alunos deverão proceder a redação das receitas. Poderá ser elaborado um livro digital de receitas, recorrendo, por exemplo, a ferramenta Storybird (consulte a secção “Dicas e utilidades”). A letra do tema musical encontra-se anexada a proposta de operacionalização n.o 2.
Anos de escolaridade:3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de investigação, recorrendo a auscultação dos seus familiares e a Internet, sobre o ananás dos Açores (identificação geográfica dos locais onde existe, forma de cultivo, fatores ambientais relativos a clima e solo, cuidados a ter, variação do seu aspeto ao longo do ano, cor, cheiro, forma de reprodução, classificação da planta, entre outros aspetos). Depois, proponha a redação de um texto expositivo/ informativo sobre este fruto. Os textos produzidos deverão ser partilhados com a turma. A letra do tema musical encontra-se anexada a proposta de operacionalização n.o 2.
Anos de escolaridade:3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Português, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema (letra disponível na proposta n.o 2), proponha aos alunos um trabalho de investigação, recorrendo a auscultação dos seus familiares e a Internet, sobre o ananás dos Açores (identificação geográfica dos locais onde existe, forma de cultivo, fatores ambientais relativos a clima e solo, cuidados a ter, variação do seu aspeto ao longo do ano, cor, cheiro, forma de reprodução, classificação da planta, entre outros aspetos). As informações recolhidas deverão ser compiladas através de uma ferramenta digital (como por exemplo a aplicação Padlet, onde os alunos poderão construir progressivamente um mural) e, posteriormente, partilhadas oralmente com a turma. Consulte “Dicas e utilidades” para mais informações sobre a ferramenta Padlet e outras similares.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!