Inicio > Recursos > Cagarros
Cagarros
Recurso multidisciplinar. Canção infantil, retirada do CD "Canções de cá", sobre os cagarros.Versão instrumental.
Formato:
Áudio
Submetido por:
Equipa REDA
Criado a:
2018-06-19 23:30:00
Autor:
Aníbal Raposo
Organização:
Projeto Musical e Pedagógico “Canções de Cá”
Palavras-chave:
biodiversidade
anáfora;
canção de cá;
onomatopeia;
ambiente;
música;
Aves;
Cagarro
Ficha Técnica
Idioma:
Português (PT)
Modos de utilização:
Online
Requisitos técnicos:
Colunas de áudio
Proposta de operacionalização
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto. O texto da faixa musical encontra-se em anexo a esta proposta.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Recurso Multidisciplinar. Consulte as várias propostas de operacionalização apresentadas
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:
Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Musical, Português
Domínios/Temas:
Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, Educação ambiental, Escrita, Gramática, Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Expressão, Biodiversidade animal
Conceitos:
biodiversidade, anáfora, canção de cá, onomatopeia, ambiente, música, Aves, Cagarro
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de expressão plástica que remeta para o texto (ilustração, escultura, fotografia, …).
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:
Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um levantamento das instituições de apoio aos animais existentes na sua comunidade. Depois, em grupo, deverão elaborar cartazes, entrevistas, notícias ou reportagens sobre estas instituições e sobre os serviços que prestam. Os trabalhos elaborados deverão ser partilhados na turma e na escola.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Educação ambiental
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Partindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da descrição deste recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:
Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos a produção de um texto expositivo/ informativo sobre o seu animal preferido (classificação, características físicas, alimentação, reprodução, cuidados a ter, entre outros aspetos). Posteriormente, os textos devem ser partilhados com a turma.
Anos de escolaridade:
3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir da onomatopeia que surge ao longo da canção, proponha aos alunos um trabalho de recolha de vozes, hábitos alimentares e habitat de animais selecionados para ser apresentado a turma.Os alunos deverão ser criativos na apresentação do trabalho, sugerindo-se a utilização de ferramentas digitais para a sua conceção (Padlet, Emaze, Biteable, entre outras). Consulte a secção “Dicas e utilidades” para mais informações sobre as ferramentas sugeridas, bem como sobre outras similares.
Anos de escolaridade:
3.º, 4.º, 5.º
Disciplinas:
Português, Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Oralidade, Leitura, Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!