Recurso multidisciplinar. Canção infantil sobre os animais de estimação, retirada do CD "Canções de cá".Versão instrumental: https://www.youtube.com/watch?v=xJYA-H16bMU&t=4s
Formato:Áudio
Submetido por:Equipa REDA
Criado a:2018-06-21 11:20:00
Autor:Aníbal Raposo/ Helena Azevedo
Organização:Projeto Musical e Pedagógico “Canções de Cá”
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da descrição deste recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Recurso multidisciplinar. Consulte as várias propostas de operacionalização apresentadas.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Outras, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Português
Subdomínios:Animais de companhia, Características dos seres vivos com o seu habitat
Conceitos:
Animais, férias, expressão plástica, expressão musical, música, Canção
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um levantamento das instituições de apoio aos animais existentes na sua comunidade. Depois, em grupo, deverão elaborar cartazes, entrevistas, notícias ou reportagens sobre estas instituições e sobre os serviços que prestam. Os trabalhos elaborados deverão ser partilhados na turma e na escola.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de expressão plástica que remeta para o texto (ilustração, escultura, fotografia, …).
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de investigação, recorrendo a auscultação dos seus familiares e a Internet, sobre o seu animal domésticos preferidos (classificação, características físicas, alimentação, reprodução, cuidados a ter, entre outros aspetos). As informações recolhidas deverão ser compiladas através de uma ferramenta digital (como por exemplo a aplicação Padlet, onde os alunos poderão construir progressivamente um mural) e, posteriormente, partilhadas oralmente com a turma. Consulte a secção “Dicas e utilidades” para mais informações sobre a ferramenta Padlet e outras similares.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Português, Estudo do Meio
Domínios/Temas:Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos a produção de um texto expositivo/ informativo sobre o seu animal preferido (classificação, características físicas, alimentação, reprodução, cuidados a ter, entre outros aspetos). Posteriormente, os textos devem ser partilhados com a turma.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!