Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
"Proponha aos alunos um exercícios de comparação da declamação visionada (articulação, dicção, entoação, volume de voz, ritmo, linguagem corporal, ...) com as duas declamações seguintes (também feitas no âmbito do programa "Um Poema por Semana", da RTP): https://youtu.be/M7a0-1WV33M https://youtu.be/PZytqw3m0iM . Termine salientando as características pessoais que cada leitor transmite na sua interpretação de uma composição poética. "
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Leitura, Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Conduza os alunos no visionamento do recurso e, depois, através de um questionário oral e/ou escrito, oriente-os na identificação dos principais aspetos do conteúdo e da forma do texto: tema, assunto, sujeito poético, referentes, estrutura (estrófica, rimática e métrica), recursos expressivos (destacando o uso da enumeração, da aliteração, da metáfora, da personificação e da repetição do verbo). Os alunos deverão registar as conclusões.
Sugere-se a consulta da proposta de operacionalização n.º 2 do recurso A mudança.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Oralidade
Subdomínios:
Sá de Miranda (texto lírico), Resumo
Conceitos:
Sentido global, Assunto, Estrofe, Estrutura do texto, Métrica, Pontos de vista, Projeto de leitura, Rima, Tema, Tratamento da informação, Valores, tema, assunto, estrofe, rima, métrica, soneto, recursos expressivos, poema
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!