Vamos elaborar uma biografia ou uma autobiografia
Ficha Técnica
Proposta de operacionalização
Fase 1 - Planificação do texto no caderno diário (identificação da pessoa biografada, aspetos relevantes da vida pessoal, cívica, académica e profissional...)
Fase 2 - Textualização (em seis partes, de acordo com a estrutura do cubo)
Fase 3 - Revisão do texto
Fase 4 - Edição do texto na ferramenta Cube Creator (colocar os tópicos apresentados na fase 1 no campo superior de cada face e o segmento de texto produzido para esse tópico no segundo campo). Os alunos devem primeiramente preencher o espaço destinado ao nome e, depois, selecionar a opção "Create-Your-Own Cube" para que que o texto surja todo em Língua Portuguesa.
5. Impressão e montagem do cubo
Depois de concluídas as biografias, os alunos deverão partilhar os seus cubos com a turma. Os cubos poderão, também, ser disponibilizados na biblioteca escolar para leitura por parte de outros colegas.
Fase 1 - Planificação do texto no caderno diário (identificação da pessoa biografada, aspetos relevantes da vida pessoal, cívica, académica e profissional...)
Sugere-se a utilização do recurso A biografia (vídeo informativo) para apoiar o trabalho dos alunos nesta fase.
Fase 2 - Textualização (em seis partes, de acordo com a estrutura do cubo)
Fase 3 - Revisão do texto
Sugere-se a utilização do recurso Biografia: verificação da escrita para apoiar o trabalho dos alunos nesta fase.
Fase 4 - Edição do texto na ferramenta Cube Creator (colocar os tópicos apresentados na fase 1 no campo superior de cada face e o segmento de texto produzido para esse tópico no segundo campo). Os alunos devem primeiramente preencher o espaço destinado ao nome e, depois, selecionar a opção "Create-Your-Own Cube" para que que o texto surja todo em Língua Portuguesa.
5. Impressão e montagem do cubo
Depois de concluídas as biografias ou autobiografias, os alunos deverão partilhar os seus cubos com a turma. Os cubos poderão, também, ser disponibilizados na biblioteca escolar para leitura por parte de outros colegas.
Fase 1 - Planificação e textualização (recorrendo à "planning sheet", disponível para downlod)
Fase 2 - Revisão do texto elaborado para cada um dos tópicos
Fase 3 - Edição do texto na ferramenta Cube Creator
Os alunos devem primeiramente preencher o espaço destinado ao nome e, depois, selecionar a opção "Bio Cube".
Fase 4 - Impressão e montagem do cubo
Depois de concluídas as biografias, os alunos deverão partilhar os seus cubos com a turma. Os cubos poderão, também, ser disponibilizados na biblioteca escolar para leitura por parte de outros colegas.
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!