Proposta de operacionalização:Explore o artigo com os alunos. Depois, questione-os sobre o sentido das expressões referidas no texto. De seguida, organize a turma, de modo a que cada grupo simule uma situação (interação oral), na qual sejam usadas as expressões analisadas.
Anos de escolaridade:4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Depois da leitura do texto com os alunos, proponha-lhes um trabalho, em pares/grupo, de análise dos anúncios referidos no artigo, em que identifiquem os seguintes aspetos: tipo de publicidade (comercial/ institucional): nome do produto/ serviço; utilidade do produto; público a que se destina; desejo a que faz apelo; imagem (descrição/ relação com o produto); slogan; texto argumentativo; tipos de frase utilizados; classes de palavras mais comuns; recursos expressivos utilizados; e opinião geral sobre o anúncio. Os alunos deverão apresentar oralmente à turma as conclusões a que chegaram. Para tal, deverão ser criativos e utilizar ferramentas digitais (consultar as secções "Aplicações" e Ferramentas").
Anos de escolaridade:5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Oralidade, Leitura, Gramática
Subdomínios:Texto publicitário, Exposição, Classes e subclasses de palavras
Conceitos:
Tratamento da informação, Intenção comunicativa, Argumento, Sentido global, tipos de frase
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Explore o artigo com os alunos. Depois, questione-os sobre o sentido das expressões referidas no texto. De seguida, organize a turma, de modo a que cada grupo simule uma situação (interação oral), na qual sejam usadas as expressões analisadas.
Proposta de operacionalização:A partir da leitura do artigo, aborde com os alunos os seguintes temas: cuidados a ter para um consumo esclarecido; publicidade enganosa; direitos e deveres do consumidor; e atuação perante incumprimentos na prestação de serviços e na disponibilização de produtos. Depois, proponha-lhes a produção de uma publicidade (panfleto, cartaz, vídeo ...) que alerte para os cuidados a ter relativamente à publicidade com que somos confrontados diariamente. Os alunos deverão escolher ferramentas digitais para elaborar os seus trabalhos (consultar as secções "Aplicações" e Ferramentas"). Os trabalhos devem ser divulgados na turma, na escola e na comunidade.
Anos de escolaridade:5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Literacia financeira e educação para o consumo, Media
Subdomínios:Publicidade e marcas, Marketing e publicidade
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!