Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Expressões saídas da publicidade

Expressões saídas da publicidade

Artigo de imprensa sobre quinze expressões utilizadas comummente que derivam de anúncios publicitários.
Formato: Texto
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-07-02 16:05:00
Autor: Observador
Organização: Observador

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore o artigo com os alunos. Depois, questione-os sobre o sentido das expressões referidas no texto. De seguida, organize a turma, de modo a que cada grupo simule uma situação (interação oral), na qual sejam usadas as expressões analisadas.
Anos de escolaridade: 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Depois da leitura do texto com os alunos, proponha-lhes um trabalho, em pares/grupo, de análise dos anúncios referidos no artigo, em que identifiquem os seguintes aspetos: tipo de publicidade (comercial/ institucional): nome do produto/ serviço; utilidade do produto; público a que se destina; desejo a que faz apelo; imagem (descrição/ relação com o produto); slogan; texto argumentativo; tipos de frase utilizados; classes de palavras mais comuns; recursos expressivos utilizados; e opinião geral sobre o anúncio. Os alunos deverão apresentar oralmente à turma as conclusões a que chegaram. Para tal, deverão ser criativos e utilizar ferramentas digitais (consultar as secções "Aplicações" e Ferramentas").
Anos de escolaridade: 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade, Leitura, Gramática
Subdomínios: Texto publicitário, Exposição, Classes e subclasses de palavras
Conceitos: Tratamento da informação, Intenção comunicativa, Argumento, Sentido global, tipos de frase
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore o artigo com os alunos. Depois, questione-os sobre o sentido das expressões referidas no texto. De seguida, organize a turma, de modo a que cada grupo simule uma situação (interação oral), na qual sejam usadas as expressões analisadas.
Anos de escolaridade: 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura, Oralidade
Subdomínios: Texto publicitário
Conceitos: Sentido global, Assunto, Inferência, Intenção comunicativa, Tema, Publicidade, expressão idiomática
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: A partir da leitura do artigo, aborde com os alunos os seguintes temas: cuidados a ter para um consumo esclarecido; publicidade enganosa; direitos e deveres do consumidor; e atuação perante incumprimentos na prestação de serviços e na disponibilização de produtos. Depois, proponha-lhes a produção de uma publicidade (panfleto, cartaz, vídeo ...) que alerte para os cuidados a ter relativamente à publicidade com que somos confrontados diariamente. Os alunos deverão escolher ferramentas digitais para elaborar os seus trabalhos (consultar as secções "Aplicações" e Ferramentas"). Os trabalhos devem ser divulgados na turma, na escola e na comunidade.
Anos de escolaridade: 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Literacia financeira e educação para o consumo, Media
Subdomínios: Publicidade e marcas, Marketing e publicidade
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.