Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Percentagens

Percentagens

Esta sequência destina-se a uma primeira abordagem da noção de percentagem associada apenas ao domínio Números e Operações. A metodologia utilizada é o Modelo de Barras, tendo como pré-requisitos essenciais as noções de frações equivalentes, frações decimais e dízimas. Seguindo esta metodologia, a noção de percentagem não tem de estar associada à noção de frequência relativa, a qual deverá ser trabalhada posteriormente, como aponta a última tarefa da 2.ª aula.O recurso apresentado foi experimentado em 41 das 57 salas do 4.º ano, da área de intervenção da equipa, nomeadamente salas das ilhas de São Jorge, Graciosa, Terceira e Santa Maria. As tarefas foram realizadas com facilidade pela maioria dos alunos, para além de revelar a apropriação da metodologia utilizada.
Formato: Texto
Submetido por: Cristina Ortins
Criado a: 2018-07-23 11:57:00
Autor: Cristina Ortins/Glória Reis
Organização: DRE/ Equipa de Programa de Formação e Acompanhamento Pedagógico de Docentes de Educação Básica
Palavras-chave:

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Descarregável

Proposta de operacionalização

Autor: Cristina Ortins
Organização: Escola Básica e  Secundária Tomás de Borba
Proposta de operacionalização: Este recurso destina-se a ser desenvolvido pelos alunos, em trabalho individual, e acompanhado pelo professor, dado tratar-se da introdução de um conceito. O primeiro problema deverá ser explorado em grande grupo de modo a que os alunos se apropriem da metodologia e possam criar alguma autonomia na resolução das restantes tarefas. É importante verificar se todos os alunos completaram devidamente a barra, antes de avançar para a resolução do problema.
Anos de escolaridade: 4.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números, Dados e probabilidades
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.