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Lei fundamental da dinâmica

Esta simulação estuda a segunda lei de Newton, a Lei fundamental da dinâmica. Os botões "Força" referem-se à força que é exercida pelo foguetão sobre os gases de escape, sendo possíveis os valores de +4000 kN e -4000 kN, sempre na direção do movimento. Com as alterações impostas ao sistema, podem ser estudados dois gráficos, o gráfico da força em função do tempo e o gráfico da velocidade em função tempo. Este recurso possibilita ainda trabalhar os conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado. Para visualizar o recurso, pode ser necessário autorizar o navegador de internet a correr conteúdos Flash. Verifique se tem notificações de segurança na barra de endereço.

Ficha Técnica

Idioma: Castelhano
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: 11.o ano - Utilize a simulação para estudar a diferença entre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado. Divida a turma em grupos e proponha a cada grupo a preparação de uma pequena atuação que possa ser traduzida por gráficos semelhantes aos apresentados no recurso.
Anos de escolaridade: 9.º, 11.º
Disciplinas: Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas: Movimentos na Terra, Mecânica 
Subdomínios: Tempo, posição, velocidade e aceleração , Movimentos na Terra, Interação e seus efeitos , Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos , Forças e movimentos
Conceitos: Movimento, Intensidade, Interações fundamentais, Lei fundamental da dinâmica, Velocidade, Movimento retilíneo, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo uniformemente acelerado, Movimento retilíneo uniformemente retardado, Movimento uniformemente variado, MRU, MRUA, MRUR, Resultante das forças, Segunda Lei de Newton, Sentido, Sentido do movimento, Forças, Aceleração, 2ª lei da dinâmica de Newton, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento retilíneo uniformemente retardado, movimento retílineo uniformente acelerado, gráfico, aceleração, força, movimento, Velocidade
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Divida a turma em pequenos grupos, peça a cada um deles para criar uma questão que possa ser explorada com a simulação. Coloque o aluno no papel do professor.
Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Forças e movimentos, Movimentos na Terra
Conceitos: Repouso, Movimento, Resultante das forças, Sentido, Tempo, Velocidade, Ponto de aplicação, Movimentos retilíneos acelerados e retardados, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo, Lei fundamental da dinâmica, Forças, Dinâmica, Aceleração, 2ª lei da dinâmica de Newton, força, tipos de movimento, Velocidade, aceleração, simulação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

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