Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
O professor prepara tópicos para o visionamento do vídeo, salientando os aspetos relacionados com a atualidade dos refugiados, com a identificação das personagens e com a antecipação de dificuldades que encontrarão ao longo da vida. Depois de discutidos os tópicos, divide-se a turma em grupos e organizam-se equipas para a realização de um debate (grupo a favor, grupo contra, moderador/a e secretário/a). No final, faz-se uma síntese das conclusões alcançadas. O objetivo principal será desconstruir estereótipos xenófobos e racistas.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
Português, Cidadania e Desenvolvimento, Outras
Domínios/Temas:
Oralidade, Direitos humanos
Subdomínios:
Textos diversos, Proteção de direitos humanos, Direitos humanos reconhecidos, Direitos humanos e cidadania global, Debate
Conceitos:
Tratamento da informação, Tema, Inferência, Elementos não-verbais, Convenções que regulam a interação discursiva, Assunto, Argumento, Migração, União Europeia, Asilo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Depois de visionar o recurso com os alunos, questione-os sobre o que acham que aconteceu à jovem Artee Ma-Yer. De seguida, oriente o visionamento do vídeo Solving statelessness in Thailand (o desenvolvimento da história de Artee). Finalmente, conduza uma discussão sobre a importância de nos envolvermos em ações que promovam os Direitos Humanos.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Direitos humanos, Voluntariado
Subdomínios:
Boas-práticas, Direitos humanos e cidadania global, Proteção de direitos humanos
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!