Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
"Utilize o vídeo aquando da lecionação da "Observação do Céu". Como tarefa autónoma, peça aos alunos que desenhem o céu da noite após a aula, identificando as constelações estudadas. Consulte a proposta de operacionalização 1, onde se abordam os erros científicos do vídeo."
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
O vídeo apresenta 13 constelações do Zodíaco, mas, normalmente, só se falam de 12 signos. Proponha uma pequena pesquisa sobre o tema, orientando os alunos na construção das suas conclusões.Consulte a proposta de operacionalização 1, onde se abordam os erros científicos do vídeo.
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
"As constelações do Zodíaco são apresentadas no vídeo como sendo as que estão visíveis no céu noturno nas alturas do ano associadas aos signos correspondentes. Esta afirmação está cientificamente errada. Consulte os links abaixo indicados para ver como o signo deveria corresponder a constelação que ocupa a região da eclíptica, na qual o Sol se encontra em cada altura do ano. Proponha uma pesquisa sobre "precessão dos equinócios", promovendo o debate sobre as falácias da Astrologia. http://www.astronomytrek.com/star-constellations-the-zodiac/ http://vintage.portaldoastronomo.org/tema93.php"
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Espaço
Subdomínios:
Universo e distâncias no Universo
Conceitos:
Enxames de estrelas, Estrelas, leão, astrologia, eclíptica, carneiro, mitologia, constelação, zodíaco, peixes, esfera celeste, Estrela
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a visualização do vídeo, distribua aos alunos um mapa celeste e peça para identificarem o máximo de constelações possível. Consulte a proposta de operacionalização 1, na qual se abordam os erros científicos do vídeo.
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!