Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Isto é Matemática - “A bomba atómica do trigo”

Isto é Matemática - “A bomba atómica do trigo”

Neste episódio, o matemático Rogério Martins vai a um cenário pós-apocalíptico para fazer um filme indiano. Para quê? Para dar a conhecer a curiosa relação entre exponenciais, xadrez e bombas atómicas! Para isso vai falar de progressões geométricas e crescimento exponencial.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Aquando da leitura das narrativas de tradição popular, explore a lição de moral deixada pela lenda que com que se explora o tema do programa. Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei. Após o registo das opiniões, continue o visionamento e, no final, oriente o confronto das ideias apresentadas, realizando uma síntese oral das conclusões.
Anos de escolaridade: 5.º, 6.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Educação literária, Oralidade
Subdomínios: Texto narrativo, Textos diversos
Conceitos: Literatura popular, Lenda, Inferência, moralidade
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso como motivação para o estudo das potências.
Apresente o vídeo até ao minuto 00:02:38. Neste momento, solicite aos alunos que calculem o número de grãos pedidos como recompensa, simulando a destribuição descrita no vídeo. Para tal, desenhe ou fixe no quadro uma impressão de um tabuleiro de xadrez de forma a que seja visível para todos. Recorde o processo para determinar o número de grãos, solicitando a participação dos alunos, preenchendo as primeiras casas do tabuleiro com o valor numérico correspondente. Estabeleça um critério de seleção dos alunos (ordem da chamada, sorteio, ...) e solicite a cada um que determine o número de grãos necessários para a próxima casa, preenchendo a respetiva casa com o valor numérico correspondente.
Concluída a atividade anterior, continue o visionamento.
Anos de escolaridade: 5.º, 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Álgebra, Números
Subdomínios: Regularidades em sequências, Números naturais, Relações numéricas e algébricas, Potências de base racional e expoente inteiro
Conceitos: Leis de formação, Múltiplos, Sequências de crescimento, Significado de potência, Potências, xadrez, isto é matemática, sequência numérica, crescimento exponencial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Matemática A, Matemática B
Domínios/Temas: Sucessões
Subdomínios: Progressões
Conceitos: Progressão geométrica, sucessões numéricas, isto é matemática, função exponencial, crescimento exponencial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso como introdução e motivação para o estudo do modelo exponencial.

Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: MACS
Domínios/Temas: Modelos matemáticos
Subdomínios: Modelos populacionais
Conceitos: Crescimento exponencial, Progressão geométrica, modelos populacionais, Progressões, isto é matemática
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso como introdução e motivação para o estudo das Funções exponenciais.

Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade: 12.º
Disciplinas: Matemática A
Domínios/Temas: Funções Exponenciais e Funções Logarítmicas
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!