Neste episódio, o matemático Rogério Martins vai a um cenário pós-apocalíptico para fazer um filme indiano. Para quê? Para dar a conhecer a curiosa relação entre exponenciais, xadrez e bombas atómicas! Para isso vai falar de progressões geométricas e crescimento exponencial.
Formato:Vídeo/Animação
Submetido por:Equipa REDA
Criado a:2019-02-22 16:34:00
Autor:Rogério Martins e Tiago Da Cunha Caetano
Organização:SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática
Proposta de operacionalização:Aquando da leitura das narrativas de tradição popular, explore a lição de moral deixada pela lenda que com que se explora o tema do programa. Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei. Após o registo das opiniões, continue o visionamento e, no final, oriente o confronto das ideias apresentadas, realizando uma síntese oral das conclusões.
Anos de escolaridade:5.º, 6.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Educação literária, Oralidade
Subdomínios:Texto narrativo, Textos diversos
Conceitos:
Literatura popular, Lenda, Inferência, moralidade
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize este recurso como motivação para o estudo das potências. Apresente o vídeo até ao minuto 00:02:38. Neste momento, solicite aos alunos que calculem o número de grãos pedidos como recompensa, simulando a destribuição descrita no vídeo. Para tal, desenhe ou fixe no quadro uma impressão de um tabuleiro de xadrez de forma a que seja visível para todos. Recorde o processo para determinar o número de grãos, solicitando a participação dos alunos, preenchendo as primeiras casas do tabuleiro com o valor numérico correspondente. Estabeleça um critério de seleção dos alunos (ordem da chamada, sorteio, ...) e solicite a cada um que determine o número de grãos necessários para a próxima casa, preenchendo a respetiva casa com o valor numérico correspondente. Concluída a atividade anterior, continue o visionamento.
Anos de escolaridade:5.º, 8.º
Disciplinas:Matemática
Domínios/Temas:Álgebra, Números
Subdomínios:Regularidades em sequências, Números naturais, Relações numéricas e algébricas, Potências de base racional e expoente inteiro
Conceitos:
Leis de formação, Múltiplos, Sequências de crescimento, Significado de potência, Potências, xadrez, isto é matemática, sequência numérica, crescimento exponencial
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas. Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei. Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Matemática A, Matemática B
Domínios/Temas:Sucessões
Subdomínios:Progressões
Conceitos:
Progressão geométrica, sucessões numéricas, isto é matemática, função exponencial, crescimento exponencial
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize este recurso como introdução e motivação para o estudo do modelo exponencial.
Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas. Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei. Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:MACS
Domínios/Temas:Modelos matemáticos
Subdomínios:Modelos populacionais
Conceitos:
Crescimento exponencial, Progressão geométrica, modelos populacionais, Progressões, isto é matemática
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilize este recurso como introdução e motivação para o estudo das Funções exponenciais.
Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas. Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei. Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Anos de escolaridade:12.º
Disciplinas:Matemática A
Domínios/Temas:Funções Exponenciais e Funções Logarítmicas
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!