Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > "O palácio da Ventura", de Antero de Quental: atividade random input

"O palácio da Ventura", de Antero de Quental: atividade random input

Atividade que permite desenvolver o espírito crítico e a resolução de problemas a partir de um exercício de indicação de palavras aleatórias. É passível de ser aplicada em qualquer disciplina e em qualquer ano de escolaridade, adequando a questão aos conteúdos pretendidos. Esta atividade foi criada e aplicada no âmbito da formação ERASMUS KA1, "Encouraging Creative Thinking", realizada entre 8 e 12 de outubro de 2018.
Formato: Tutorial
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2019-06-22 15:36:00
Autor: Paula Cotter Cabral
Organização: ES Vitorino Nemésio

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Descarregável

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Solicitar aos alunos que indiquem palavras aleatoriamente para serem registadas no quadro e/ou no caderno. Depois de efetuar esse registo, o professor lança uma questão, na qual os alunos devem incluir, uma de cada vez, as palavras dadas enquanto resolução de um problema. De seguida, tem de argumentar de que forma aquele conceito poderá ser a solução para o problema. No exemplo apresentado, a atividade Random Input foi desenvolvida como exercício de pré-leitura do soneto de Antero "O palácio da Ventura", de Antero de Quental.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade, Escrita, Educação literária
Subdomínios: Texto de opinião, Comentário, Antero de Quental
Conceitos: O palácio da ventura, Sentido global, Resolução de problemas, "pensar ""out of the box""", palavras aleatórias, criatividade, espírito crítico
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Lance o desafio proposto no turorial aquando da análise da obra de Antero para discussão em grande grupo, registando os argumentos apresentados. De seguida, promova a elaboração de um comentário crítico escrito ou organize uma atividade de diálogo argumentativo sobre as temáticas abordadas.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Literatura Portuguesa
Domínios/Temas: Oralidade, Leitura literária, Escrita
Subdomínios: Exposição oral, Diálogo argumentativo, Debate, Comentário
Conceitos: Pontos de vista, Portefólio, Escrita sobre a literatura, Argumento
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.