Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vamos contar o número de sílabas

Vamos contar o número de sílabas

Este jogo foi desenvolvido no âmbito do Projeto "Caminhos para Aprender Português", de forma a desenvolver as competências no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, nomeadamente a consciência fonológica.
Formato: Jogo
Submetido por: Rita Margarida Carvalho Simas Bonança
Criado a: 2020-06-29 20:32:00
Autor: Rita Bonança
Organização: EBI de Rabo de Peixe
Palavras-chave:

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Rita Margarida Carvalho Simas Bonança
Organização: EBI de Rabo de Peixe
Proposta de operacionalização: Mostrar as imagens e, para cada uma delas, solicitar oralmente aos alunos que identifiquem a palavra que lhe corresponde. Depois, fazer um jogo de palmas, propondo aos alunos que, conjuntamente com o educador/ professor, batam uma palma por cada sílaba da palavra. Pode, ainda, incentivar os alunos a reconhecer letras e/ ou segmentos conhecidos na escrita da palavra, por exemplo, por comparação com o nome dos colegas (página seguinte a cada imagem).
Anos de escolaridade: Pré-escolar, 1.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para, com o apoio do educador, mostrarem um dedo por cada sílaba pronunciada, fazendo corresponder o número de dedos mostrados ao número de sílabas de cada palavra (pode fazer o mesmo jogo, recorrendo a peças de Lego ou contas).
Anos de escolaridade: Pré-escolar
Disciplinas: Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para, com o apoio do professor, relerem em voz alta cada uma das palavras e identificarem o número de sílabas e/ ou a sílaba mais forte (a sílaba tónica).
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura, Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça-lhes para copiar cada uma das palavras para o caderno diário e, com o apoio do professor, desenhar uma bolinha por baixo de cada sílaba. Finalmente, peça-lhes para contar o número de bolas desenhadas e escrever a frente da palavra o número correspondente. Ainda pode pedir~lhes para pintar a bolinha que corresponde a sílaba tónica.
Anos de escolaridade: 1.º
Disciplinas: Matemática, Português
Domínios/Temas: Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: "Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para identificarem outras palavras "escondidas" dentro de cada palavra (por exemplo, "ruga" na palavra "tar-ta-ru-ga") e/ou para formarem novas palavras a partir das sílabas da palavra (por exemplo "gata" a partir da palavra "tar-ta-ru-ga"). "
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.