Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Órbita geoestacionária

Órbita geoestacionária

Animação que ilustra o movimento orbital de um satélite. Os três botões do lado direito comandam a animação: movimento contínuo (verde), movimento "passo a passo" (amarelo) e paragem do movimento (vermelho). Os cursores no sistema de eixos permitem escolher a altitude do satélite (eixo horizontal) e a perspetiva de observação do sistema (eixo vertical).O botão azul do lado esquerdo abre uma caixa onde são resolvidas as equações relativas à situação inicialmente apresentada.Para ampliar a simulação, carregue no botão "Abrir", por baixo da janela.

Ficha Técnica

Idioma: Não se aplica
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor:
Organização:
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso como introdução ao estudo do movimento circular uniforme aplicado aos satélites geõestacionários (11.º ano). Esta simulação permite analisar a influência da distância do satélite ao centro do planeta, na velocidade daquele. Sugira aos alunos que repliquem os cálculos para outros valores de altitude.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Forças e movimentos 
Conceitos: Aceleração centrípeta, Força centrípeta, Força gravítica, Forças, Intensidade, Lei da gravitação Universal, Lei fundamental da dinâmica, MCU, Movimento circular uniforme, Primeira lei de Newton, Segunda Lei de Newton, Terceira Lei de Newton, órbita, movimento circular, aceleração centrípeta, velocidade linear, velocidade orbital, gravitação universal, altitude, Período
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.