Proposta de operacionalização:Recurso multidisciplinar Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento, Português
Domínios/Temas:Gramática, Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Após o visionamento, solicitar aos alunos que refiram os aspetos positivos e negativos da história. Elaborar uma tabela e, de seguida, proporcionar o debate no âmbito da Educação para os Direitos Humanos, adequando o discurso aos diferentes anos do 1o ciclo.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Após o visionamento, solicita-se aos alunos que registem, a pares, as emoções sentidas. A apresentação dos resultados será feita pelo porta-voz de cada grupo, partilhando-se os diferentes pontos de vista. Para concluir, os alunos definem um conjunto de regras que expressem o combate a discriminação e que será divulgado em todas as turmas.
Anos de escolaridade:5.º, 6.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Este vídeo de animação serve de ponto de partida para um debate sobre a discriminação e o bullying. Organiza-se a turma em grupos e inicia-se a abordagem solicitando aos alunos que proponham expressões e/ou palavras que possam expressar o que sentiram ao assistir ao vídeo ou adjetivos que caracterizem as personagens da história, justificando cada uma delas. A partir das reflexões, organizam-se os grupos de debate, seguindo os procedimentos inerentes a esta atividade de expressão oral.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!