Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Os alunos são organizados em pares ou trios e, em cada grupo, pelo menos um aluno deverá ter um telemóvel com leitor de códigos QR. A cada grupo é fornecido um "Diário de Bordo" e uma página com o alfabeto codificado (para a estação "Bússola"). O docente deve decidir os espaços das cinco primeiras estações (a sexta é a sala de aula) e a forma como as tarefas serão entregues aos grupos. No final, os grupos entregam ao docente o "Diário de Bordo" preenchido e enviam/ mostram a fotografia da tarefa proposta na estação "Encruzilhadas". A última tarefa deve ser realizada na segunda aula, pois implica a criação de uma entrevista ou de uma dramatização.
Sugere-se a escolha de estações em locais diversificados, implicando os elementos da comunidade educativa na atividade.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Leitura, Escrita, Educação literária
Subdomínios:
Os Lusíadas, Verbete de enciclopédia, Resposta a questões de leitura, Recursos expressivos, Entrevista, Descrição, Comentário
Conceitos:
Ação, Antítese, Elementos não-verbais, Enumeração, Hipérbole, Metáfora, Perífrase, camões, dramatização, epopeia camoniana, puzzle, canto iv, pedipaper, despedidas em belém
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!