Autor:
Organização:
Proposta de operacionalização:
A visualização de episódios ou da totalidade da minissérie poderá servir de mote para debates em torno de temáticas relacionadas com os direitos humanos (nomeadamente sobre as atuais crises dos refugiados), sobre a igualdade de género, sobre a democracia e suas instituições, sobre o poder dos media e/ou sobre a corrupção. Estes debates poderão ser levados a cabo em diferentes anos de escolaridade e versarem sobre as diferentes temáticas, quer seja em Cidadania e Desenvolvimento quer seja em História (ou noutra disciplina, ou em todas, num projeto de domínio de autonomia curricular).
Anos de escolaridade:
9.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
História, Culturas e Democracia, História B, História A, Cidadania e Desenvolvimento, História
Domínios/Temas:
Portugal e o mundo da Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80, Da Grande Depressão à Segunda Guerra Mundial, Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, Alterações […] no mundo atual, A História faz-se com critério, A Europa e o mundo no limiar do século XX
Subdomínios:
Ditaduras nas décadas de 1920 e 1930, O Estado Novo, O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos 30, A II Guerra Mundial, A História faz-se com critério
Conceitos:
Aliados, Alianças militares, Estado Novo, Fascismo, Narrativa histórica, Resistência, Segunda Guerra Mundial, Totalitarismo, Igualdade de género, instituições e participação democrática, media, corrupção, segunda guerra mundial, paz, Segurança, refugiados, Direitos Humanos, defesa
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!