Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize o recurso como uma primeira abordagem ao poema, através de uma atividade de compreensão oral. Disponibilize o poema em texto lacunar, de forma a ser preenchido pelos alunos, após a escuta ativa do programa da Antena 1. De seguida, solicite aos alunos que, a pares, analisem o tema, o assunto e a estrutura formal da composição. Observação - poderá utilizar o ficheiro da proposta de operacionalização 2 para produzir o texto lacunar.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 10.º, 11.º
Disciplinas:
Português, Geografia, Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas:
População e povoamento, Educação literária, Materiais, Oralidade, Propriedades e Transformações da Matéria , Reações em Sistemas Aquosos , Reações Químicas
Subdomínios:
Transformações Químicas , Tipo de reações químicas , Transformações físicas e químicas , Diversidade Cultural, Substâncias e misturas , Reações ácido-base
Conceitos:
Solução, Mistura homogénea, Mudança de estado, Património cultural, Produtos, Reação química, Reações ácido-base, Reagentes, Sal, Estado físico, Solução ácida, Solução alcalina, Solução aquosa, Solução básica, Solução neutra, Soluto, Solúvel, Solvente, Substância, Mistura, Ácido fortes, Ácidos fracos, Características ácido-base, Composição qualitativa da solução, Composição quantitativa de uma solução , Cultura, Indicador ácido-base, poema, etnia, diversidade cultural, identidade, Solução, igualdade
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Ler o poema em sala de aula e promover e orientar um pequeno debate, em diálogo horizontal, com vista à consolidação de aprendizagens e ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico e de comunicação.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
População e povoamento
Subdomínios:
Diversidade Cultural
Conceitos:
Cultura, Património cultural
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a lecionação do conteúdo "reações ácido-base", em grupo turma, utilize o recurso "Lágrima de Preta" para que os alunos identifiquem os termos que reconhecem no poema. Incentive-os ao debate e procure que apresentem as definições dos conceitos estudados, de forma a confirmar a apropriação das aprendizagens anteriormente realizadas. Questione os alunos sobre o conhecimento da biografia do autor, António Gedeão, e sobre qual o seu papel na divulgação em ciência (o dia da cultura científica é o dia do seu nascimento). Conduza a turma a uma pesquisa sobre a obra do autor para elaborar uma pequena biografia a publicar no jornal da escola.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Reações Químicas
Subdomínios:
Tipo de reações químicas
Conceitos:
Características ácido-base, Solúvel, Solução neutra, Solução básica, Solução aquosa, Solução alcalina, Solução ácida, poema, ph, sais, carácter químico, soluções
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Identificar no poema as alusões que terão levado a Censura a proibir a divulgação desta canção.
Anos de escolaridade:
11.º, 12.º
Disciplinas:
História A, História B, História, Culturas e Democracia
Domínios/Temas:
Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, História e tempo presente, Portugal e o mundo da Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80
Subdomínios:
História e tempo presente, As transformações das primeiras décadas do século XX, Portugal: o Estado Novo
Conceitos:
Autoritarismo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!