Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Este recurso pode ser utilizado para introduzir ou esquematizar os conteúdos referentes à evolução da espécie humana graças à descoberta e domínio do fogo. Após o seu visionamento, os alunos divididos em grupos de trabalho podem esquematizar, no caderno diário, os contributos do domínio do fogo para a evolução física, mental e social dos primeiros hominídeos. Após a realização da tarefa, o professor (ou um aluno que se voluntarie) pode elaborar, no quadro da sala de aula, um esquema-síntese final que contemple os aspetos referidos oralmente pelos vários grupos.
Anos de escolaridade:
5.º, 7.º
Disciplinas:
História e Geografia de Portugal, História
Domínios/Temas:
Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações, A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal
Subdomínios:
Primeiros povos na Península Ibérica, Paleolítico e Neolítico
Conceitos:
Arqueologia, Arte rupestre, Modo de vida recoletor, Nómada, Nomadismo, Paleolítico, Recoleção, Ritos mágicos, fogo, nomadismo, hominídeos, domínio do fogo, paleolítico, sociedades recoletoras, pré-história, homem, hominização
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!