Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Partindo do visionamento do vídeo e após a operacionalização da proposta 1, em debate, os alunos podem estabelecer uma comparação entre o modo de vida nómada/recolector do Paleolítico e o modo de vida sedentário/produtor do Neolítico.
Anos de escolaridade:
5.º, 7.º
Disciplinas:
História e Geografia de Portugal, História
Domínios/Temas:
A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal, Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações
Subdomínios:
Paleolítico e Neolítico, Primeiros povos na Península Ibérica
Conceitos:
Modo de vida produtor, Utensílio, Modo de vida recoletor, Neolítico, Nómada, Nomadismo, Paleolítico, Recoleção, Sedentário, Sedentarismo, Sedentarização
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Este recurso pode ser utilizado para introduzir ou esquematizar os conteúdos referentes à evolução da espécie humana graças à descoberta e ao domínio da agricultura e da domesticação de animais. Após o seu visionamento, os alunos divididos em grupos de trabalho podem esquematizar, no caderno diário, os contributos do domínio da agricultura e da domesticação de animais para a alteração do modo de vida dos seres humanos. Após a realização da tarefa, o professor (ou um aluno que se voluntarie) pode elaborar no quadro um esquema-síntese final que contemple os aspetos referidos oralmente pelos vários grupos.
Anos de escolaridade:
5.º, 7.º
Disciplinas:
História e Geografia de Portugal, História
Domínios/Temas:
Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações, A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal
Subdomínios:
Primeiros povos na Península Ibérica, Paleolítico e Neolítico
Conceitos:
Sedentarização, Sedentarismo, Sedentário, Neolítico, Modo de vida produtor, sedentarismo, sociedades produtoras, período neolítico, neolítico, pecuária, agricultura, pré-história
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!