Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do vídeo, deve-se solicitar aos alunos que apresentem as suas ideias sobre o papel da arte e do desporto, enquanto instrumento de propaganda, nos regimes fascista (italiano e português), nazi e estalinista. Solicitar aos alunos, após o visionamento do recurso, que identifiquem os elementos e exemplos referidos reveladores de que a arte e o desporto estavam ao serviço dos Estados. Redação de uma síntese escrita para avaliação sumativa a integrar na competencia/critério da comunicação em História.
Anos de escolaridade:
11.º, 12.º
Disciplinas:
História, Culturas e Democracia, História B, História A
Domínios/Temas:
História e tempo presente, Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX
Subdomínios:
História e tempo presente, O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos 30, Portugal: o Estado Novo
Conceitos:
Autoritarismo, Nacionalismo, Desporto, fascismo, propaganda, comunismo, política, estado novo, Nazismo, Arte
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!