António Feijó apresenta-nos o Modernismo como um conceito que define, de um modo geral, as diversas correntes artísticas de vanguarda que surgiram na primeira metade do século XX.
Proposta de operacionalização:Utilizar o recurso para consolidação dos conteúdos referentes ao tema em estudo. Após o visionamento do recurso, pode-se solicitar, aos alunos, que analisem as mudanças culturais e nas mentalidades, relacionando-as com a rutura dos cânones clássicos da arte ocidental.
Anos de escolaridade:11.º, 12.º
Disciplinas:História da Cultura e das Artes, História B, História A
Domínios/Temas:Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, A cultura do Cinema
Subdomínios:A cultura do Cinema, As transformações das primeiras décadas do século XX
Proposta de operacionalização:Após o visionamento do recurso e para consolidação dos conteúdos já lecionados, solicitar aos alunos que comentem a seguinte frase: “Durante aquele período histórico, as mudanças tecnológicas criaram uma nova realidade social, a primeira Guerra Mundial colocou o homem perante a possibilidade da sua destruição, na Rússia surgiu o comunismo. Tudo isto é tema de reflexão para os artistas que procuram novas formas de se expressar.” (citação in https://ensina.rtp.pt/artigo/o-modernismo/)Proponha a discussão em grande grupo.
Anos de escolaridade:11.º, 12.º
Disciplinas:História A, História B, História da Cultura e das Artes
Domínios/Temas:Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, A cultura do Cinema
Subdomínios:A cultura do Cinema, As transformações das primeiras décadas do século XX
Proposta de operacionalização:Após a audição ou visionamento do recurso, solicitar aos alunos a redação de uma síntese escrita, contendo exemplos das principais correntes (e artistas) que se inserem no movimento modernista e que influenciaram a literatura, a arquitetura ou a pintura mundial e/ou portuguêsa, nos finais do século XIX e princípios do século XX.
Anos de escolaridade:11.º, 12.º
Disciplinas:História da Cultura e das Artes, História B, História A
Domínios/Temas:Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, A cultura do Cinema
Subdomínios:A cultura do Cinema, As transformações das primeiras décadas do século XX
Conceitos:
Expressionismo, Cubismo, Expressionismo abstrato, Futurismo, Modernismo, Vanguarda cultural
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Utilizar o recurso para introduzir os conceitos de Modernismo e de Vanguarda cultural como movimentos de rutura com os cânones das artes e da literatura.
Anos de escolaridade:11.º, 12.º
Disciplinas:História B, História A, História da Cultura e das Artes
Domínios/Temas:A cultura do Cinema, Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX
Subdomínios:A cultura do Cinema, As transformações das primeiras décadas do século XX
Conceitos:
Vanguarda cultural, Modernismo, Futurismo, Expressionismo abstrato, Expressionismo, Cubismo, futurismo, grupo de orpheu, almada negreiros, dadaísmo, expressionismo, surrealismo, modernismo, cubismo, amadeo de souza cardoso, fernando pessoa
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!