Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > A técnica e o Homem

A técnica e o Homem

Aula que aborda os seguintes assuntos: as condições da prioridade portuguesa na Expansão; os interesses dos grupos sociais e do poder central; a conquista de Ceuta e as conquistas do período Henriquino.
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2022-01-28 23:03:00
Autor: Estudo em Casa – RTP Ensina
Organização: Estudo em Casa – RTP Ensina

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Entregue aos alunos a ficha de trabalho “Condições geográficas, técnicas e científicas que permitiram a prioridade portuguesa na Expansão” (em anexo, descarregável e em formato editável) e solicite uma leitura integral do documento. Depois, peça-lhes para, durante o visionamento (do minuto 05:05 até ao minuto 11:54), irem tomando notas no seu caderno diário sobre os tópicos da ficha. Finalmente, os alunos deverão preencher a ficha de trabalho, podendo a mesma ser utilizada como instrumento de avaliação formativa.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo
Subdomínios: Expansão ultramarina
Conceitos: Império colonial, Feitoria
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Visione com os alunos do minuto 11:55 até ao minuto 15:47. Peça-lhes para, durante o visionamento, irem tomando notas sobre as motivações/interesses na Expansão Ultramarina por parte dos seguintes grupos sociais: coroa, nobreza, clero, burguesia e povo. Após o visionamento, os alunos devem organizar-se em pares com o intuito de, partindo das notas que fizeram, produzirem um esquema-síntese das motivações de cada grupo social.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo
Subdomínios: Expansão ultramarina
Conceitos: Império colonial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Visione com os alunos do minuto 20:20 até ao minuto 20:51. Depois, proponha-lhes que elaborem no seu caderno diário um friso cronológico com as principais etapas da expansão do período Henriquino referidas no excerto visionado. De seguida, peça-lhes para esquematizar as várias formas utilizadas pelos portugueses para explorar os territórios (capitanias e feitorias) e os produtos mais rentabilizados em cada um deles.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo
Subdomínios: Expansão ultramarina
Conceitos: Monopólio comercial, Império colonial, Feitoria, Capitão-donatário
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Visione o recurso com os alunos do minuto 01:05 até ao minuto 05:04. Depois, oriente um debate em torno das seguintes questões: 1 - No século XV, que visão tinham os europeus sobre o mundo? 2 – Que mitos e lendas foram criados? Que razões terão levado a criação destes? No final da atividade, os alunos produzirão, em pares, uma síntese escrita das principais ideias abordadas.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo
Subdomínios: Expansão ultramarina
Conceitos: Navegação astronómica, navegação astronómica, instrumentos náuticos, motivações, ceuta, rtp play, condições da expansão, estudo em casa, infante d. henrique, descobrimentos, Expansão
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Primeiramente, o professor deve indicar aos alunos que o visionamento do recurso tem como propósito a justificação, por escrito, da afirmação “A conquista de Ceuta foi simultaneamente um exito militar e um fracasso económico.” Após o visionamento do excerto proposto (do minuto 15:48 até ao minuto 19:45), os alunos devem redigir o seu texto, individualmente ou em pares. O professor poderá usar este trabalho como elemento de avaliação formativa, servindo a sua correção para consolidar os conteúdos lecionados.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo
Subdomínios: Expansão ultramarina
Conceitos: Império colonial, Feitoria
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.