Aula que aborda os seguintes assuntos: as condições da prioridade portuguesa na Expansão; os interesses dos grupos sociais e do poder central; a conquista de Ceuta e as conquistas do período Henriquino.
Proposta de operacionalização:Entregue aos alunos a ficha de trabalho “Condições geográficas, técnicas e científicas que permitiram a prioridade portuguesa na Expansão” (em anexo, descarregável e em formato editável) e solicite uma leitura integral do documento. Depois, peça-lhes para, durante o visionamento (do minuto 05:05 até ao minuto 11:54), irem tomando notas no seu caderno diário sobre os tópicos da ficha. Finalmente, os alunos deverão preencher a ficha de trabalho, podendo a mesma ser utilizada como instrumento de avaliação formativa.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Império colonial, Feitoria
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione com os alunos do minuto 11:55 até ao minuto 15:47. Peça-lhes para, durante o visionamento, irem tomando notas sobre as motivações/interesses na Expansão Ultramarina por parte dos seguintes grupos sociais: coroa, nobreza, clero, burguesia e povo. Após o visionamento, os alunos devem organizar-se em pares com o intuito de, partindo das notas que fizeram, produzirem um esquema-síntese das motivações de cada grupo social.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Império colonial
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione com os alunos do minuto 20:20 até ao minuto 20:51. Depois, proponha-lhes que elaborem no seu caderno diário um friso cronológico com as principais etapas da expansão do período Henriquino referidas no excerto visionado. De seguida, peça-lhes para esquematizar as várias formas utilizadas pelos portugueses para explorar os territórios (capitanias e feitorias) e os produtos mais rentabilizados em cada um deles.
Proposta de operacionalização:Visione o recurso com os alunos do minuto 01:05 até ao minuto 05:04. Depois, oriente um debate em torno das seguintes questões: 1 - No século XV, que visão tinham os europeus sobre o mundo? 2 – Que mitos e lendas foram criados? Que razões terão levado a criação destes? No final da atividade, os alunos produzirão, em pares, uma síntese escrita das principais ideias abordadas.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Navegação astronómica, navegação astronómica, instrumentos náuticos, motivações, ceuta, rtp play, condições da expansão, estudo em casa, infante d. henrique, descobrimentos, Expansão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Primeiramente, o professor deve indicar aos alunos que o visionamento do recurso tem como propósito a justificação, por escrito, da afirmação “A conquista de Ceuta foi simultaneamente um exito militar e um fracasso económico.” Após o visionamento do excerto proposto (do minuto 15:48 até ao minuto 19:45), os alunos devem redigir o seu texto, individualmente ou em pares. O professor poderá usar este trabalho como elemento de avaliação formativa, servindo a sua correção para consolidar os conteúdos lecionados.
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