Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do documentário, peça aos alunos para escreverem no caderno diário os seguintes itens, aos quais terão de responder posteriormente, em trabalho individual ou de pares: 1 – Determina o que ficou estipulado pelo Tratado de Tordesilhas 2 – Identifica as dificuldades com que se depararam os dois reinos na execução da demarcação do meridiano fixado. O professor poderá utilizar este elemento para avaliação formativa ou sumativa.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
História
Domínios/Temas:
A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:
Expansão ultramarina
Conceitos:
Império colonial, Mare clausum, Navegação astronómica, tratado de alcáçovas, d. joão ii, museus, Youtube, tratado de tordesilhas, Mare Clausum, descobrimentos
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Solicite aos alunos que pesquisem, individualmente ou em pares, utilizando os seus dispositivos móveis ou computadores, sobre o Tratado de Saragoça (1529) e sobre a importância das Ilhas Molucas (também conhecidas como “Ilhas das especiarias”) na época em estudo. Os resultados da pesquisa devem ser apresentados oralmente, promovendo um momento de discussão de ideias, e, posteriormente, registados num quadro-síntese.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
História
Domínios/Temas:
A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:
Expansão ultramarina
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!