Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Roda das falácias

Roda das falácias

Jogo didático, em formato quiz, sobre falácias informais. A partir de expressões que facilmente reconhecemos do nosso quotidiano, são apresentados seis exemplos de argumentos inválidos. O objetivo do jogo é que o aluno/jogador/utilizador identifique corretamente a falácia correspondente a cada um dos argumentos. Crédito de imagens: Pixabay.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Conta na aplicação

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Aplicar em sala de aula, com recurso ao telemóvel individual de cada aluno, como instrumento de avaliação formativa sobre o tema «o discurso argumentativo e principais tipos de argumentos e falácias informais». Em alternativa, poderá recorrer-se ao computador da sala. Se for possível a utilização de telemóvel, cada aluno deverá jogar individualmente. No final do tempo disponibilizado (sugere-se entre 3 a 5 minutos, consoante as características da turma), os alunos devem informar o professor sobre o número de respostas corretas.
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Filosofia
Domínios/Temas: Racionalidade argumentativa da Filosofia e a dimensão discursiva do trabalho filosófico
Subdomínios: O discurso argumentativo e principais tipos de argumentos e falácias informais
Conceitos: Falácia do falso dilema, Falácia do boneco de palha, Falácia do apelo à ignorância, Falácia do apelo à autoridade, Falácia da petição de princípio, Falácia da generalização precipitada, Falácia da falsa relação causal, Falácia da falsa analogia, Falácia da derrapagem, Falácia da amostra não representativa, Falácia ad populum, Falácia ad hominem, argumentação, lógica, erro de raciocínio, falácia, argumento falacioso, argumento inválido, genially, quiz
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.