A História trágico-marítima, os naufrágios do império
"A carreira das Índias e as frotas de ouro do Brasil trouxeram para Portugal muitas riquezas, mas também deixaram um rastro de desastres e lágrimas. O historiador Fernando Rosas conduz-nos, neste documentário, através da nossa história trágico-marítima dos séculos XVI a XVIII." (excerto da apresentação do recurso, na plataforma RTP Ensina).
Proposta de operacionalização:Visione um excerto do recurso com os alunos (do minuto 19:43 até ao minuto 21:30) para lhes dar a conhecer o Convento de Mafra, monumento emblemático do reinado de D. João V. Depois, proponha a realização de um breve trabalho de pesquisa sobre este monumento.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:O império português e a concorrência internacional, O Antigo Regime no século XVIII, A cultura em Portugal no contexto europeu
Conceitos:
Barroco, Antigo Regime, Absolutismo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione o recurso com os alunos até ao minuto 11:02, pedindo-lhes para irem tomando notas sobre as razões que explicam um tão grande número de naufrágios entre os séculos XVI e XVIII. Seguidamente, num momento de troca de ideias, incentive os alunos a partilhar as suas conclusões. Finalmente, como produto final, oriente a elaboração coletiva de um esquema-síntese.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:O império português e a concorrência internacional
Conceitos:
Comércio triangular, Companhia de comércio, Mare liberum
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione o recurso com os alunos do minuto 11:03 até ao minuto 16:32, pedindo-lhes que tomem notas sobre os seguintes aspetos: - Que produtos chegavam a Lisboa vindos da Carreira das Índias, dos finais do século XV ao início do século XVII?; - Como foram gastas as riquezas que chegavam ao Reino?; - Será que as riquezas vindas do reino contribuíram para o desenvolvimento do país? Após o visionamento, num momento de troca de ideias, incentive os alunos a partilhar as suas conclusões sobre cada um dos aspetos. Como produto final, pode ser elaborada uma síntese escrita, individualmente ou a pares.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:O império português e a concorrência internacional
Conceitos:
Companhia de comércio, Capitalismo comercial, Comércio triangular
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Sugere-se o visionamento integral do documentário, dando a indicação prévia aos alunos de que, no final, deverão responder a seguinte questão, colocada pelo historiador Fernando Rosas: “Como se aproveitou ou se desaproveitou a cornucópia dos lucros da pimenta e das sedas do oriente e, depois, do ouro, escravos e dos diamantes do Brasil?
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:O império português e a concorrência internacional
Conceitos:
Companhia de comércio, Comércio triangular, Capitalismo comercial, convento de mafra, descobrimentos, brasil, ouro, marquês de pombal, índia, naufrágios, d. joão v, pimenta
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione o recurso com os alunos do minuto 22:22 até ao minuto 24:40, pedindo-lhes que identifiquem as reformas desenvolvidas pelo Marquês de Pombal, na 2.ª metade do século XVIII, que levaram a um surto industrial manufatureiro em Portugal. Após o visionamento, num momento de troca de ideias, incentive os alunos a referir as reformas detetadas, explicando de forma pormenorizada cada uma delas.Como produto final, pode ser elaborada uma síntese escrita (individualmente ou em pares) ou um esquema-síntese (coletivamente).
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:História A
Domínios/Temas:A Europa nos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII
Proposta de operacionalização:Peça aos alunos para, com base no visionamento de um excerto do recurso (do minuto 19:43 até aos 21:30), responderem ao seguinte item: No reinado de D. João V, a Inglaterra era a nossa principal credora e fornecedora. Explica as razões por que se afirma que nessa época a maior parte do ouro e dos diamantes do Brasil foram diretamente para os cofres da Inglaterra. Poderá solicitar a resposta por escrito e utilizar a mesma como elemento de avaliação formativa ou sumativa.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:História A
Domínios/Temas:A Europa nos séculos XVII e XVIII
Subdomínios:A Europa dos Estados absolutos
Conceitos:
Antigo Regime, D. João V, Monarquia absoluta
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