Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > A história obscura dos testes de Q.I.

A história obscura dos testes de Q.I.

Lição, em vídeo de animação, sobre a história dos testes de Quociente de Inteligência. Neste vídeo, Stefan C. Dombrowaki explora os aspetos mais controversos dos testes de QI, em particular o modo como foram usados nas últimas décadas para justificar cientificamente certas políticas e ideologias.De Alfred Binet e Théodore Simon, em 1905, passando pelo obscuro período da Alemanha Nazi, até à atualidade, somos levados a refletir sobre a utilização e o valor dos testes de QI. Como é que são construídos? Em que contextos são aplicados? Qual o seu real valor? Será possível sequer medir a inteligência? Legendas disponíveis em português.
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2022-02-17 17:23:00
Autor: Stefan C. Dombrowaki/TED-Ed/YouTube
Organização: TED-Ed/ YouTube/REDA

Ficha Técnica

Idioma: Inglês, legendado em português
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Sugere-se o visionamento do vídeo após a abordagem, em sala de aula, da inteligência como processo cognitivo. A perspetiva de Stefan C. Dombrowaki sobre a utilização dos testes de Q.I. poderá servir de ponto de partida para uma discussão de ideias acerca da possibilidade (ou não) de medição da inteligencia. Os alunos devem ser incentivados a justificar as suas perspetivas e opiniões.
Anos de escolaridade: 12.º
Disciplinas: Psicologia B
Domínios/Temas: Processos mentais do comportamento
Subdomínios: Processos cognitivos
Conceitos: Cognição, inteligência, ted ed, processos cognitivos, testes q.i., quociente de inteligência
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.