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Osciloscópio

Esta simulação disponibiliza algumas das funcionalidades do osciloscópio. Pode-se medir o período da onda e a sua amplitude. A medição é efetuada a partir das notas musicais com as suas frequências. O botão do volume dos sons pode ser alterado para variar a intensidade.
Formato: Simulação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2016-07-29 09:14:00
Autor: Physics Chemistry by Clear Learning
Organização: PCCL

Ficha Técnica

Idioma: Inglês
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 elementos. Aos alunos é-lhes explicado como funciona o osciloscópio, referindo a importância das escalas associadas aos botões V/div e ms/div. A cada grupo é distribuído um conjunto de seis notas musicais e as suas respetivas frequências. Com essas informações e com a imagem da simulação no quadro os alunos devem construir o gráfico da onda que está associada a cada nota musical. Após a realização da atividade, os alunos devem comparar as previsões que efetuaram com as obtidas no simulador.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Som 
Subdomínios: Sinais e ondas , Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos 
Conceitos: Sons graves, Sons fracos, Período, Onda transversal, Intensidade do som, Fonte, Comprimento de onda, Amplitude, Período, Frequência, Som, Osciloscópio
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Faça um levantamento sobre as concepções alternativas, de intensidade e de altura do som, que os alunos possam ter. Organize um debate sobre as noções em causa. Depois do debate, com a ajuda do simulador, apresente a real definição de ambos os conceitos utilizados.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Andreia de Sousa Sosinho
Organização: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba
Proposta de operacionalização:

Faça um levantamento sobre as conceções alternativas, de intensidade e de altura do som, que os alunos possam ter. Organize um debate sobre as noções em causa. Depois do debate, com a ajuda do simulador, apresente a real definição de ambos os conceitos utilizados.

Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Som 
Subdomínios: Produção e propagação do som e outras ondas 
Conceitos: Produção do som, Período, Onda sonora, Onda de pressão, Frequência, Amplitude, Propagação do som, Velocidade de propagação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

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