Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente o vídeo até ao minuto 6:28, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes, treinando, assim, o reconhecimento da equivalência entre frações cujos numeradores e denominadores sejam facilmente relacionáveis entre si. Eis um exemplo: "Nas frações 2/4 e 4/8, os numeradores e denominadores têm uma relação de dobro/metade; nas frações 1/3 e 3/9 os numeradores e denominadores têm uma relação de triplo/terça-parte."
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Anos de escolaridade:
3.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Frações
Conceitos:
Relações entre frações, frações equivalentes, explicação matefq, numerador, denominador
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente o vídeo até ao minuto 8:24, em contexto de sala de aula, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes. Em cada conjunto de frações equivalentes, os alunos devem reconhecer que a relação multiplicativa entre os numeradores é a mesma que a relação multiplicativa entre os denominadores.
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Anos de escolaridade:
5.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Frações, decimais e percentagens
Conceitos:
Frações equivalentes, matefq, numerador, denominador, frações equivalentes
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente o vídeo, em contexto de sala de aula, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes; em cada conjunto de frações equivalentes, deve haver um modelo que represente a fração irredutível; em cada conjunto que representa frações equivalentes, os alunos devem ainda identificar qual a fração irredutível.
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Anos de escolaridade:
6.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Frações
Conceitos:
Frações irredutíveis, matefq, numerador, denominador
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!