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Frações equivalentes

Este vídeo mostra o que são frações equivalentes. É um vídeo útil para os professores usarem como recurso, bem como para encarregados de educação apoiarem os seus educandos.
O recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a sua validade pedagógica.
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2022-03-31 10:31:00
Autor: Explicação MateFQ
Organização: Explicação MateFQ / YouTube

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Apresente o vídeo até ao minuto 6:28, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes, treinando, assim, o reconhecimento da equivalência entre frações cujos numeradores e denominadores sejam facilmente relacionáveis entre si. Eis um exemplo: "Nas frações 2/4 e 4/8, os numeradores e denominadores têm uma relação de dobro/metade; nas frações 1/3 e 3/9 os numeradores e denominadores têm uma relação de triplo/terça-parte."
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Anos de escolaridade: 3.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios: Frações
Conceitos: Relações entre frações, frações equivalentes, explicação matefq, numerador, denominador
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Apresente o vídeo até ao minuto 8:24, em contexto de sala de aula, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes. Em cada conjunto de frações equivalentes, os alunos devem reconhecer que a relação multiplicativa entre os numeradores é a mesma que a relação multiplicativa entre os denominadores.
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.

Anos de escolaridade: 5.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios: Frações, decimais e percentagens
Conceitos: Frações equivalentes, matefq, numerador, denominador, frações equivalentes
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Apresente o vídeo, em contexto de sala de aula, para facilitar a aprendizagem da matéria em estudo. Sempre que considerar pertinente, pare o vídeo e esclareça as dúvidas dos alunos. Depois, organize grupos de 2 ou 3 alunos e forneça vários círculos ou modelos retangulares que representam frações para os alunos agruparem os modelos que representam frações equivalentes; em cada conjunto de frações equivalentes, deve haver um modelo que represente a fração irredutível; em cada conjunto que representa frações equivalentes, os alunos devem ainda identificar qual a fração irredutível.
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.

Anos de escolaridade: 6.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios: Frações
Conceitos: Frações irredutíveis, matefq, numerador, denominador
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

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