Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Adição de vetores

Adição de vetores

Recurso multidisciplinar.Apresenta dois vetores u e v, representados quer separadamente, quer aplicados a um mesmo ponto de origem e, ainda, de modo a que a extremidade do vetor u coincida com a origem do vetor v. Desta forma, é possível explorar as regras da adição de vetores.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
Anos de escolaridade: 7.º, 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Espaço , Movimentos na Terra
Subdomínios: Forças, movimentos e energia, A Terra, a Lua e as forças gravíticas, Forças e fluidos, Forças e movimentos
Conceitos: Vetores, Intensidade, Forças, Força gravítica, Força de atrito, Direção, Dinamómetro, Atrito, Aceleração gravítica, força resultante, sentido, direção, Intensidade, força
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Recurso multidisciplinar Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Matemática, Físico-Química
Domínios/Temas: Geometria e medida, Espaço 
Subdomínios: A Terra, a Lua e as forças gravíticas
Conceitos: Força gravítica, Forças, Intensidade, Vetores, regra do triângulo, regra do paralelogramo, Multidisciplinar, vetores, cálculo vetorial, forças, representação de forças, colineares, adição, soma
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade: 7.º, 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Forças e movimentos, Movimentos na Terra, Forças, movimentos e energia
Conceitos: Ponto de aplicação, Velocidade, Grandeza vetorial, Forças, Centro de massa, Aceleração, força resultante, direção , sentido, força
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Geometria e medida
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.