Recurso multidisciplinar.Apresenta dois vetores u e v, representados quer separadamente, quer aplicados a um mesmo ponto de origem e, ainda, de modo a que a extremidade do vetor u coincida com a origem do vetor v. Desta forma, é possível explorar as regras da adição de vetores.
Proposta de operacionalização:Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
Anos de escolaridade:7.º, 9.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Espaço , Movimentos na Terra
Subdomínios:Forças, movimentos e energia, A Terra, a Lua e as forças gravíticas, Forças e fluidos, Forças e movimentos
Proposta de operacionalização:Recurso multidisciplinar Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade:7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Matemática, Físico-Química
Domínios/Temas:Geometria e medida, Espaço
Subdomínios:A Terra, a Lua e as forças gravíticas
Conceitos:
Força gravítica, Forças, Intensidade, Vetores, regra do triângulo, regra do paralelogramo, Multidisciplinar, vetores, cálculo vetorial, forças, representação de forças, colineares, adição, soma
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade:7.º, 9.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Movimentos na Terra
Subdomínios:Forças e movimentos, Movimentos na Terra, Forças, movimentos e energia
Conceitos:
Ponto de aplicação, Velocidade, Grandeza vetorial, Forças, Centro de massa, Aceleração, força resultante, direção , sentido, força
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
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