Inicio > Recursos > Plankton
Plankton
Vídeo acerca do plâncton residente no mar dos Açores e da sua importância no frágil equilíbrio do planeta Terra.A legendagem do recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a sua validade pedagógica.
Formato:
Vídeo/Animação
Submetido por:
Equipa REDA
Criado a:
2022-07-25 09:29:00
Autor:
Het Klokhuis
Organização:
Direção Regional dos Assuntos do Mar
Palavras-chave:
Áreas protegidas,
Ciclo de Calvin,
Ciclo do oxigénio,
clorofila,
Fatores abióticos,
Parques naturais,
Pirâmides ecológicas,
Produtores,
Seres autotróficos,
Seres multicelulares,
Seres unicelulares
organismos,
profundezas,
Youtube,
plâncton,
terra,
natureza,
vídeo,
mar,
oceano,
Açores,
plankton
Ficha Técnica
Idioma:
Outros, legendado em português
Modos de utilização:
Online
Requisitos técnicos:
Colunas de áudio
Proposta de operacionalização
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Exibir o vídeo para os alunos, promover o debate, na sala de aula, sobre a importância do plâncton para a nossa vida e organizar uma pequena visita de estudo a uma zona costeira próxima, onde seja possível observar pequenos organismos marinhos que as habitam.
Anos de escolaridade:
8.º, 10.º, 11.º
Disciplinas:
Biologia e Geologia, Ciências Naturais
Domínios/Temas:
Biodiversidade, Sustentabilidade na Terra, Sistemática dos seres vivos, Obtenção de matéria
Subdomínios:
Conservação da natureza, Fotossíntese, Ecossistemas, Ciclos de matéria, Cadeias tróficas e teias alimentares
Conceitos:
Áreas protegidas, Ciclo de Calvin, Ciclo do oxigénio, clorofila, Fatores abióticos, Parques naturais, Pirâmides ecológicas, Produtores, Seres autotróficos, Seres multicelulares, Seres unicelulares, organismos, profundezas, Youtube, plâncton, terra, natureza, vídeo, mar, oceano, Açores, plankton
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Ricardo Ferreira
Organização:
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização:
Exibir o vídeo, depois de orientar os alunos a apontarem os seres vivos nele referidos. De seguida, solicitar aos alunos que classifiquem os seres vivos por reino e filo, quando possível.
Anos de escolaridade:
11.º
Disciplinas:
Biologia e Geologia
Domínios/Temas:
Sistemática dos seres vivos
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!