Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Inter(net)geracional- desafios a partir do conto "Lua cheia", de Matilde Rosa Araújo

Inter(net)geracional- desafios a partir do conto "Lua cheia", de Matilde Rosa Araújo

Desafios (salas de fuga) sobre cidadania digital e cibersegurança, a partir do conto "Lua cheia", de Matilde Rosa Araújo. Esta atividade foi criada no âmbito do projeto Inter(net)geracional.
Formato: Jogo
Submetido por: Paulo José Pereira de Freitas Valadão
Criado a: 2022-10-07 16:33:00
Autor: Isabel Rato, Marília Abana, Marisa Gonçalves, Paulo Valadão e Rosana Casteliano
Organização: Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, Agrupamento de Escolas da Chamusca- Ulme, Escola Secundária Vitorino Nemésio

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Wi-fi para os alunos

Proposta de operacionalização

Autor: Paulo José Pereira de Freitas Valadão
Organização: Escola Secundária Vitorino Nemésio
Proposta de operacionalização: Para verificar a compreensão do conto, utilize o recurso https://reda.azores.gov.pt/recursos/detalhes-recurso/lua-cheia-questionario-sobre-o-conto-de-matilde-r-araujo, um jogo na plataforma Kahoot. Sugere-se, também, a dramatização e/ ou leitura expressiva/ dramatizada.
Anos de escolaridade: 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Paulo José Pereira de Freitas Valadão
Organização: Escola Secundária Vitorino Nemésio
Proposta de operacionalização: Para a realização das atividades propostas a partir deste recurso, o(s) professor(es) deve(m) assegurar computadores para os alunos, bem como ligação à internet

Previamente à realização desta atividades, o professor de Português propõe aos alunos a leitura e compreensão do conto, recorrendo a estratégias diversas (ver recurso "Lua cheia" - questionário sobre o conto de Matilde Rosa Araújo). 

Depois, na aula de Cidadania, TIC ou Português, os alunos, em grupos, visionam um dos desafios, investigam online sobre o tema  que lhes foi atribuído e tomam decisões sobre os moldes em que vão apresentar a sua ajuda à avó Amélia. De seguida, na aula de TIC e/ou Cidadania e Desenvolvimento, produzem o recurso com a resposta à avó e, na aula de Português, fazem a revisão da escrita.

Sugere-se que, a partir do trabalho desenvolvido, se preparem sessões de leitura/ reconto do texto lido e de sensibilização para as temáticas da cidadania digital e da cibersegurança, destinadas quer aa alunos quer à comunidade sénior.
Anos de escolaridade: 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas: TIC, Português, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais, Oralidade, Media, Leitura, Investigar e Pesquisar, Educação literária, Criar e inovar
Subdomínios: Expressão, As redes digitais, Exposição, Liberdade e ética, direitos e deveres, Nós e os Media, Texto narrativo
Conceitos: Conto , notícias falsas, Compras online, matilde rosa araújo, redes sociais, lua cheia, segurança na internet, antivírus, cibersegurança, genially, cidadania digital
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.