Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Na sequência da abordagem ao Índice de Pobreza Multidimensional, integrada no estudo dos contrastes de desenvolvimento, o professor projetará o recurso para analisar o número de pessoas afetadas pela pobreza a nível mundial, a sua distribuição e evolução, destacando o/s continente/s e países mais afetados por este problema.
É possível aplicar filtros na pesquisa, verificar a evolução dos indicadores através da barra cronológica, assim como explorar informações adicionais quando selecionados os países no mapa.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
Contrastes de desenvolvimento
Subdomínios:
Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento
Conceitos:
Subnutrição, Qualidade de vida, Países em desenvolvimento, Necessidades básicas, Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), pobreza, carência
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Na sequência da abordagem ao Índice de Pobreza Multidimensional, integrada no estudo dos contrastes de desenvolvimento, o professor fornece a ligação do recurso aos alunos para que o explorem autonomamente.
Os alunos deverão iniciar a exploração da página pela infografia e analisar a evolução do número de pessoas afetadas pela pobreza a nível mundial entre 2016 e 2023 e consultar as projeções futuras, utilizando para este efeito a barra cronológica.
De seguida, deverão consultar o mapa e ativar a opção "poverty relative to the world" e o ano pretendido para identificar os 10 países do mundo que apresentam maior percentagem de pessoas relativamente à população mundial em situação de pobreza. Encontrarrão os valores percentuais ao selecionar o país no mapa.
Posteriormente, deverão ativar a opção "poverty relative to the country" e analisar a percentagem de pessoas em situação de pobreza relativamente à população total do país nos 10 países selecionados anteriormente.
No final, em grande grupo, os alunos apresentam as suas conclusões.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
Contrastes de desenvolvimento
Subdomínios:
Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento
Conceitos:
Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), Necessidades básicas, Países em desenvolvimento, Qualidade de vida, Subnutrição, carência, pobreza
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!