2050 depende de ti
Ficha Técnica
Proposta de operacionalização
Na abordagem às alterações do ambiente natural, o professor fornecerá a ligação do recurso aos alunos para que estes, ao percorrerem a atividade, se consciencializem do impacto que as suas ações diárias têm no futuro do nosso planeta.
Antes do início da simulação, o professor deverá explicar que esta começa com a construção de uma personagem, seguindo-se a tomada de decisões relativas a situações da vida diária. Deverá, também, salientar que a carga da pilha representa a pontuação atribuída ao aluno e que esta será tanto mais elevada quanto mais responsáveis forem os comportamentos selecionados.
Depois, o professor deverá pedir aos alunos que, primeiramente, simulem de acordo com os seus hábitos de vida reais e, de seguida, com as opções que, na sua opinião, correspondam às decisões mais saudáveis e sustentáveis. Na segunda simulação, os alunos deverão recorrer ao ícone de informação (i) para compreenderem quais são as opções ideais.
No final de cada simulação, os alunos deverão registar as conclusões a que chegaram, com base na informação que foram recebendo. Feitas as duas simulações, os alunos deverão comparar os resultados obtidos em ambas e registar os comportamentos a alterar, numa perspetiva de maior sustentabilidade.
Para concluir, o professor orientará, em conjunto com a turma, uma simulação que inclua os hábitos mais sustentáveis e, simultaneamente, promoverá o debate e análise das conclusões registadas por cada aluno.
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!