Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > "Admirável Facebook novo"

"Admirável Facebook novo"

Crónica sobre o tema das redes sociais e a liberdade de expressão.
Formato: Texto
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2017-04-04 00:44:00
Autor: Revista Visão online/Ricardo Araújo Pereira
Organização: Revista Visão online

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Partindo da leitura do texto, os alunos, em pares, redigem uma carta de reclamação (o tema e o destinatário dependerão das conclusões que retirarem do texto). Esta atividade pode ser antecedida pela atividade descrita na proposta de operacionalização 1.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Escrita
Subdomínios: Textos diversos
Conceitos: Argumento, Carta de reclamação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: A leitura expressiva do texto serve de motivação para um debate sobre "A relação interpessoal e as redes sociais". Depois da primeira etapa, o professor atribui os diferentes papéis organizativos de um debate. Os alunos participam ordeiramente, mostrando a intenção para falar, sendo esta registada pelos alunos que estão a moderar este debate. Durante a discussão, registam-se as opiniões e, no final, enunciam-se as conclusões a que se chegou.
Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Português
Domínios/Temas: Educação literária, Leitura, Media, Oralidade
Subdomínios: Texto de opinião, Nós e os Media, Liberdade e ética, direitos e deveres, Debate, As redes digitais
Conceitos: Argumento, Convenções que regulam a interação discursiva, Pontos de vista, ironia, Crónica, redes sociais, crítica, ricardo araújo pereira
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.