A maior flor do mundo, animação baseada na obra de José Saramago
Animação sobre o conto de Saramago, narrado pelo próprio. Aborda a importância do exemplo, fazendo-nos refletir sobre como tratamos o meio ambiente e sobre a forma como os nosso filhos o farão no futuro.
Realizada pelo uruguaio Juan Pablo Etcheverry, em 2006, tem banda sonora do músico e comediante espanhol Emilio Aragón que, pela mesma, recebeu o prémio" Amigos da Música de Badalona" para a melhor música original. Foi nomeada em 2008 para o prémio "Melhor Curta-metragem de Animação" na 22.ª edição anual dos Prémios Goya e teve um grande êxito em vários festivais, nomeadamente, prémios "Mestre Mateo", "Tokyo Global Environmental Film Festival", "Anchorage International Film Festival" e "Festival Internacional de Cine Ecológico y Naturaleza de Canarias".
Formato:Vídeo/Animação
Submetido por:Equipa REDA
Criado a:2016-07-19 22:56:00
Autor: Juan Pablo Etcheverry (animação), José Saramago (texto e narração), Emilio Aragón (música)
Organização:Ministério da Cultura de Espanha, Junta da Galiza, Continental Animación/YouTube
Proposta de operacionalização:Visione o vídeo com os alunos e proponha-lhes que elaborem uma listagem de ações erradas/ prejudiciais praticadas pelos elementos da sua comunidade. Depois, num pequeno debate em grupo turma, incentive-os a propor alternativas para melhorar a sua cidade e a qualidade de vida dos seus habitantes.
Anos de escolaridade:1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Educação ambiental
Subdomínios:Sustentabilidade, ética e cidadania, Biodiversidade, Alterações climáticas, Água
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione a animação com os alunos para apoiar a exploração do conto. Depois, proponha-lhes a atividade constante do recurso A maior flor do mundo- música.
Anos de escolaridade:4.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Educação literária, Oralidade
Subdomínios:Compreensão
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:A partir do visionamento do vídeo, o professor organiza com os alunos um debate sobre as questões ambientais e/ou ético-morais, selecionando, pelo menos, dois secretários para registar as conclusões.
Anos de escolaridade:5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Educação ambiental
Subdomínios:Alterações climáticas, Água, Biodiversidade, Sustentabilidade, ética e cidadania
Conceitos:
debate, Água, cidadania ativa
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:O visionamento desta história permite identificar as categorias narrativas bem como construir mundos de referência a partir de atividades que levem o aluno a deduções e inferências sobre os acontecimentos. Nas sequências narrativas, o professor explora a narrativa encaixada, exemplificando através do narrador que conta a história de uma criança. O jogo entre a figura do narrador e o autor empírico é uma outra linha de desenvolvimento a explorar, partindo da interpretação de imagens/expressões metafóricas ou simbólicas.
Anos de escolaridade:7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Educação literária, Oralidade
Subdomínios:Texto narrativo
Conceitos:
Sentido global, Ação, Conto , Inferência, Narrador, biodiversidade, encaixe, desflorestação, sustentabilidade, ambiente, ecossistemas, Água, sentimentos, emoções, josé saramago, flor
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:O visionamento desta história permite identificar as categorias narrativas bem como construir mundos de referência a partir de atividades que levem o aluno a deduções e inferências sobre os acontecimentos. Nas sequências narrativas, o professor explora a narrativa encaixada, exemplificando através do narrador que conta a história de uma criança. O jogo entre a figura do narrador e o autor empírico é uma outra linha de desenvolvimento a explorar, partindo da interpretação de imagens/expressões metafóricas ou simbólicas.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!