Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Quero... aprender notação científica

Quero... aprender notação científica

Este recurso está divido em quatro partes:
1.ª A representação dos números, usando notação científica (embora esta secção esteja identificada como "recordar", também pode ser usada na introdução deste conteúdo);
2.ª Praticar a representação anterior;
3.ª A comparação de dois números escritos em notação científica;
4.ª Praticar a comparação anterior. Nas secções "Praticar",é possível possível verificar e corrigir os resultados.

Formato: Simulação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2016-07-19 16:22:00
Autor: Ricardo Pinto, Dina Loff, Ema Maia, Pedro Rosário e colaboradores
Organização: Universidade do Minho e Universidade de Coimbra

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Recurso multidisciplinar Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios: Números racionais
Conceitos: Notação científica, comparação de números em notação científica, representação de números em notação científica, ordem de grandeza, potências de base 10
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", faça equipas, com um computador para cada. Desafie os alunos a resolverem o máximo de exercícios num determinado tempo-limite. A equipa que resolver corretamente mais exercícios é designada a equipa vencedora. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Espaço 
Subdomínios: Universo e distâncias no Universo 
Conceitos: Distâncias no Universo, Trabalho de equipa, Unidade astronómica, potências de base dez, exercícios, notação científica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: "Use este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", utilize-o como proposta de trabalho de casa, se todos os alunos da turma tiverem acesso a Internet. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula."
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", desafie os alunos, um a um, a resolver os exercícios num computador (projetando para os restantes alunos) em menos tempo que o aluno anterior.
Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Espaço 
Subdomínios: Universo e distâncias no Universo 
Conceitos: Unidade astronómica, Distâncias no Universo, simulação, notação científica, potências de dez, algarismos significativos, exercícios
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Em "A representação dos números usando notação científica", utilize a opção "Recordar" para aceder a uma simulação que permite escrever um número racional positivo em notação científica. Repare que há uma secção para recordar potências de 10.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", desafie os alunos, um a um, a resolver os exercícios num computador (projetando para os restantes alunos) em menos tempo que o aluno anterior. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: "Use este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", utilize-o como proposta de trabalho de casa, se todos os alunos da turma tiverem acesso a Internet. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula."
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: "Explore este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", faça equipas, com um computador para cada. Desafie os alunos a resolverem o máximo de exercícios num determinado tempo-limite. A equipa que resolver corretamente mais exercícios é designada a equipa vencedora. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula."
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: "Explore este recurso, em contexto de sala de aula, aquando da lecionação do conteúdo "Notação Científica". Nas opções "Praticar", faça equipas, com um computador para cada. Desafie os alunos a resolverem o máximo de exercícios num determinado tempo-limite. A equipa que resolver corretamente mais exercícios é designada a equipa vencedora. Atenção: nos números decimais deve ser usado um ponto em vez de vírgula."
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.