Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A entrevista serve para contextualização do tema "Mundo do trabalho". A partir do visionamento, os alunos identificam a profissão do entrevistado e salientam as características, os requisitos e o percurso necessários para poder exercer a profissão de técnico de som.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 11.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento, Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Som , Ondas e Eletromagnetismo , Mundo do trabalho
Subdomínios:
A integração no mundo do trabalho, Sinais e ondas , Produção e propagação do som e outras ondas , Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos
Conceitos:
Direção de propagação, Reverberação, Reflexão do som, Propagação da vibração, Produção do som, Onda sonora, Meio de propagação, Intensidade, Fonte, Fenómenos acústicos, Absorção do som, Reverberação, frequênica, acústica, Guião, Altura, Intensidade, Onda, Som, Multidisciplinar, entrevista
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A entrevista serve para contextualização do tema profissões. A partir do visionamento da entrevista, os alunos identificam a profissao do entrevistado e salientam as características, os requisitos e o percurso necessários para poder exercer a profissao de técnico de som.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento da entrevista, os alunos realizam uma atividade de compreensão da oralidade, tendo por base o guião que se encontra no ficheiro em anexo.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Entrevista
Conceitos:
Tratamento da informação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Explore o vídeo, em grupo turma, para complementar o estudo do domínio do som com exemplos do quotidiano.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize o vídeo como base para a recolha de informação pelos alunos. É necessário que pesquisem algumas aplicações do domínio do som, no quotidiano. Esse trabalho deve ser realizado em grupo e os alunos devem apresentá-lo, posteriormente, na forma mais criativa possível.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento da entrevista, os alunos realizam um questionário de compreensão da oralidade previamente concebido pelo professor, por exemplo, recorrendo as ferramentas digitais Kahoot, Quizizz ou Socrative (consultar as secções "Aplicações" e "Ferramentas").
Anos de escolaridade:
8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento da entrevista, solicita-se que os alunos recolham a informação necessária (exercício de tomada de notas) para elaborarem a carta de apresentação do técnico de som, João Mendes.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Textos diversos
Conceitos:
Textualização, Tratamento da informação, Assunto, Intenção comunicativa, Planificação, Carta de apresentação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!