Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Sete Cidades

Sete Cidades

Recurso multidisciplinar. Canção infantil sobre a lenda das Sete Cidades, retirada do CD "Canções de cá". Versão instrumental:https://youtu.be/DGkQaOZ7_PQ

Formato: Áudio
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-06-22 14:26:00
Autor: Catarina Raposo e Mariana Rocha
Organização: Projeto Musical e Pedagógico “Canções de Cá”

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Recurso multidisciplinar. Consulte as várias propostas de operacionalização apresentadas.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Educação Musical, Estudo do Meio, Português, Outras
Domínios/Temas: Oralidade, Leitura, Escrita, Educação literária, Educação ambiental
Subdomínios: Expressão, Textos da tradição popular, Diversidade cultural dos textos , Textos variados, Outro
Conceitos: Vocabulário variado, Ritmo, Canção, expressão musical, expressão plástica, lenda, expressão dramática, pastor, princesa
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Expressão Musical/ Expressão Físico-motora Partindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da descrição deste recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas: Educação Musical, Português, Outras
Domínios/Temas: Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto. O texto da faixa musical encontra-se em anexo a esta proposta.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após a escuta e/ou leitura da lenda, explore as seguintes atividades com os alunos: a) identificar, justificando, as personagens principais b) fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento, de objeto) c) recontar o texto lido/ouvido d) propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace e) propor títulos alternativos para textos f) interpretar sentidos da linguagem figurada.
Anos de escolaridade: 3.º, 5.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade, Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após a análise da canção, explore o sítio http://www.visitasvirtuais.com/local.aspx?id=MiradouroDaVistaDoRei-SeteCidades#.WzSnW9LijIV e leve os alunos a identificar as características indicadas na canção sobre a Lagoa das Sete Cidades.
Anos de escolaridade: 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após a análise da canção, explore com os alunos o sítio http://www.visitasvirtuais.com/local.aspx?id=MiradouroDaVistaDoRei-SeteCidades#.WzSnW9LijIV. Os alunos organizam-se em grupos e tomam notas sobre os aspetos de que mais gostaram na visita virtual. A tarefa seguinte poderá ser a elaboração de um panfleto turístico, sobre a lagoa das Sete Cidades oo sobre outro espaço natural dos Açores.
Anos de escolaridade: 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas: Português, Estudo do Meio
Domínios/Temas: Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.