Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a abordagem/revisão de como um número racional, escrito na forma de fração de termos inteiros, pode ser escrito na forma de dízima (finita ou dízima infinita periódica), desafie os alunos a refletir no processo inverso, ou seja, dado um número racional escrito na forma de dízima, como escreve-lo na forma de fração de termos inteiros. Apresente algumas dízimas. A transformação de uma dízima finita na forma de fração não constituirá o desafio, mas sim a de uma dízima infinita periódica. Depois de alguma reflexão, proponha aos alunos a visualização deste vídeo, utilizando os seus dispositivos móveis. De seguida, de uma forma autónoma, solicite a utilização do processo apresentado no vídeo para transformarem as dízimas infinitas periódicas propostas em frações de termos inteiros.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Números racionais
Conceitos:
Dízimas finitas e infinitas periódicas, dízimas, fração, dízimas finitas, dízimas infinitas periódicas
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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