Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após o estudo de poemas de Ricardo Reis e da exploração das influências filosóficas da cultura clássica (epicurismo, estoicismo, horacianismo e neopaganismo), peça aos alunos que analisem o vídeoclipe da canção "Estou vivo", de Boss Ac, e confrontem as perspetivas sobre a vivência do tempo e da efemeridade da vida. Esta atividade pode ser solicitada como trabalho autónomo para posterior discussão em sala de aula.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Oralidade
Subdomínios:
Apreciação crítica, Poesia de Fernando Pessoa
Conceitos:
Tratamento da informação, Heterónimos , Assunto, Pontos de vista, Ricardo Reis , epicurismo, horacianismo, aurea mediocritas, estoicismo, carpe diem, vida, Tempo, destino, transitoriedade, moderação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Proponha, após o visionamento do videoclipe, a elaboração de uma apreciação crítica sobre o vídeo ou de um texto de opinião sobre o as visões dicotómicas sobre a vivência do tempo.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Escrita
Subdomínios:
Texto de opinião, Poesia de Fernando Pessoa , Apreciação crítica
Conceitos:
Tema, Ricardo Reis , Pontos de vista, Argumento
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento do videoclipe, elabore um exercício de compreensão oral, no qual sublinhe a distinção entre o teor da letra da música de Boss Ac e a visão de Ricardo Reis sobre como se deve viver.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Oralidade
Subdomínios:
Apreciação crítica, Poesia de Fernando Pessoa
Conceitos:
Tratamento da informação, Tema, Ricardo Reis , Pontos de vista, Assunto, Heterónimos
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!