Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Leia o texto com os alunos e proponha-lhes que, em grupo, com base nos cinco exemplos apresentados, produzam um pequeno sketch, em formato vídeo, no qual apresentem uma situação de interação com e sem o erro.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita, Gramática, Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Ortografia, Flexão verbal, Textos diversos, Flexão dos nomes e dos adjetivos
Conceitos:
Plural, Intenção comunicativa
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente, no singular, as palavras, que se encontram no artigo e peça aos alunos que as coloquem no plural. Proponha, de seguida, a leitura do artigo para correção. Depois, esclareça quaisquer dúvidas que possam surgir na passagem dos nomes compostos do singular para o plural. Poderá, ainda, aproveitar para rever as regras de formação do plural e/ou as regras da colocação do acento gráfico.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Leitura, Gramática
Subdomínios:
Textos de divulgação científica, Pontuação, Formação de palavras, Flexão dos nomes e dos adjetivos, Classes e subclasses de palavras
Conceitos:
Nome, Número, Plural, Pontuação, Singular, plural, acento gráfico, erros ortográficos comuns, palavras compostas
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!