Isto é Matemática - “A bomba atómica do trigo”
Neste episódio, o matemático Rogério Martins vai a um cenário pós-apocalíptico para fazer um filme indiano. Para quê? Para dar a conhecer a curiosa relação entre exponenciais, xadrez e bombas atómicas! Para isso vai falar de progressões geométricas e crescimento exponencial.
Proposta de operacionalização
Apresente o vídeo até ao minuto 00:02:38. Neste momento, solicite aos alunos que calculem o número de grãos pedidos como recompensa, simulando a destribuição descrita no vídeo. Para tal, desenhe ou fixe no quadro uma impressão de um tabuleiro de xadrez de forma a que seja visível para todos. Recorde o processo para determinar o número de grãos, solicitando a participação dos alunos, preenchendo as primeiras casas do tabuleiro com o valor numérico correspondente. Estabeleça um critério de seleção dos alunos (ordem da chamada, sorteio, ...) e solicite a cada um que determine o número de grãos necessários para a próxima casa, preenchendo a respetiva casa com o valor numérico correspondente.
Concluída a atividade anterior, continue o visionamento.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Utilize este recurso como motivação para o estudo das progressões geométricas.
Suspenda o visionamento ao minuto 00:02:38 e solicite aos alunos que analisem o pedido de recompensa solicitado ao rei.
Continue o visionamento e, no final, solicite aos alunos que identifiquem as características de uma progressão geométrica e, de seguida, oriente-os para determinarem o termo geral desta progressão geométrica do clássico problema dos grâos de trigo e o tabuleiro de xadrez, apresentado no vídeo.
Ficha Técnica
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!