Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Escape room a partir da obra Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira

Escape room a partir da obra Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira

Jogo de fuga a partir da obra Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira, que permite consolidar as principais informações da obra (ação, espaço, tempo, personagens, ...), estabelecer paralelos com outro tipo de textos, estimular o trabalho de colaboração/ cooperação e incentivar o espírito de competição.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2019-06-21 18:14:00
Autor: Paulo Valadão e Paula Cabral
Organização: REDA

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Depois da leitura da obra, desafie os alunos a participar nesta atividade. Previamente, o professor deverá preparar e fotocopiar (sugere-se em tamanho A3) os materiais (em anexo), bem como organizar e decorar a sala. Na aula, distribuir os alunos em grupos (3 a 5 elementos) e iniciar o jogo com o vídeo. Depois, conforme a instrução recebida no fim do vídeo, os alunos começarao a resolver os desafios, começando com o que o professor já deve ter previamente colocado por baixo da mesa de cada grupo. A partir daí, quando provarem ter concluído um desafio, receberao o seguinte ou uma pista para o irem procurar. Uma vez que o jogo implica muito acompanhamento e verificação, sugere-se que o professor convide outro docente, um assistente operacional ou um encarregado de educação para o auxiliar.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Educação literária, Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Depois da leitura da obra, desafie os alunos a participar nesta atividade. Previamente, o professor deverá preparar e fotocopiar (sugere-se em tamanho A3) os materiais (em anexo), bem como organizar e decorar a sala. Na aula, distribuir os alunos em grupos (3 a 5 elementos) e iniciar o jogo com o vídeo. Depois, conforme a instrução recebida no fim do vídeo, os alunos começarão a resolver os desafios, começando com o que o professor já deve ter previamente colocado por baixo da mesa de cada grupo. A partir daí, quando provarem ter concluído um desafio, receberão o seguinte ou uma pista para o irem procurar. Uma vez que o jogo implica muito acompanhamento e verificação, sugere-se que o professor convide outro docente, um assistente operacional ou um encarregado de educação para o auxiliar.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura, Educação literária
Subdomínios: Texto dramático
Conceitos: Ato , Leandro, rei da Helíria, Ação, Alice Vieira, Cena, Espaço, Tempo, competição, jogo de fuga, sala de fuga, escape room, cooperação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Descompactador de ficheiros

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.